Caderno de artista: Narrativas autobiográficas
Resumo
O artigo apresenta um relato inicial do desenvolvimento da proposta apresentada por um grupo de alunas do curso de Licenciatura em Educação Artística da Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)[1], em sua experiência docente na Escola Municipal Florestan Fernandes. A proposta feita às alunas consiste da criação de um caderno, no qual cada aluna bolsista registra as suas experiências poéticas e estéticas, usando não só a escrita, mas o desenho, a fotografia e colagens. O referencial teórico central desta proposta é Walter Benjamin[2] que apresenta o ato de rememorar como possibilidade para a reflexão que conduz a intervenções e construções para o tempo presente.
[1] O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi implementado, em nível nacional, através de edital MEC/CAPES/FINDE, em 2007, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.
[2] BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: rua de mão única. 5. ed. São Paulo-SP: Brasiliense, 1995.
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