Reflexões sobre a ecologia dos saberes na prática educacional: A arte como possibilidade de emancipação

Autores/as

  • Marcelo Souza Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Resumen

A ecologia dos saberes refere-se ao reconhecimento da infinita pluralidade dos saberes e da necessidade de valorização dos mesmos para realização de ações verdadeiramente emancipatórias. A aposta em emancipações sociais futuras só se realiza a partir de emancipações presentes, e a arte como um saber contra-hegemônico possui um papel elementar na construção de um novo  paradigma que supere a ideologia fatalista que imobiliza o sujeito contemporâneo. Acredita-se que com a valorização da arte seja possível romper a racionalidade instrumental presente no ambiente escolar, criando espaços democráticos que potencializem a criatividade e o desenvolvimento  integral do indivíduo. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os espaços de autonomia e expressão subjetiva nas instituições de ensino atuais, tendo como referência prática o Projeto Escola em Cena, realizado com jovens adolescentes estudantes da Rede Pública Estadual de um município baiano.

 

Palavras-chave: Arte, educação, ecologia dos saberes, emancipação humana.

 

Biografía del autor/a

Marcelo Souza Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Publicado

2018-01-02

Cómo citar

Oliveira, M. S. (2018). Reflexões sobre a ecologia dos saberes na prática educacional: A arte como possibilidade de emancipação. SCIAS - Arte Educação, 1(1), 64–77. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/2669

Número

Sección

Artigos