Entrelaçamento de subjetividade autoral, intersubjetividade e produção de conhecimento em arte, urbanidades e sustentabilidade.

Autores/as

  • Cristiane Lopes da Costa Veloso Universidade do Estado de Minas Gerais - FAE / BH

Resumen

Ao alinhar produção de arte e de conhecimento em arte no meio acadêmico como uma experiência discursiva de questões subjetivas, este artigo pretende apresentar as convergências entre subjetividade autoral (BAKHITIN), que analisada pelo viés do entrelaçamento entre processo criativo (ARNHEIM) e semiótica (ECO e PAZA), temos como campo fenomenológico a intersubjetividade (HUSSERL), elemento que garante a capacidade comunicativa do objeto, e ao mesmo tempo, não separa sujeito e objeto na produção do conhecimento. Estes são aspectos que permeiam a pesquisa transdisciplinar em artes urbanidades e sustentabilidade, por tratar-se de uma trama garantida pelo comportamento de grupo onde a ruptura paradigmática é a necessária transformação para um mundo de cooperação (MATURANA).

Palavras chave:subjetividade autoral, intersubjetividade,semiótica, processos cristivos,cooperação.

Publicado

2020-04-20

Cómo citar

Lopes da Costa Veloso, C. (2020). Entrelaçamento de subjetividade autoral, intersubjetividade e produção de conhecimento em arte, urbanidades e sustentabilidade. SCIAS - Arte Educação, 6(2), 05–23. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4429