APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
Resumen
As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas.
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