Matemática e Arte

Uma Abordagem Interdisciplinar com Alunos do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v11i1.6565

Palabras clave:

Arte; Interdisciplinaridade; Matemática

Resumen

A presente pesquisa foi realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Dona Iayá, no município de Catalão-GO, a fim de refletir sobre a possibilidade de interdisciplinaridade entre a Matemática e a Arte, evidenciando as relações em dupla via existentes entre elas. A pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação buscou a partir de questionários aplicados aos alunos, observações das atividades desenvolvidas durantes as oficinas, evidenciar a relação íntima e crítica entre Matemática e Arte. A opção pela arte em uma relação interdisciplinar com a matemática, neste trabalho, é porque ela tem como objeto a própria relação de sensibilidade, capaz de produzir conhecimento sensível diferente daquele produzido pela racionalidade. Concluímos, então, que é possível associar Matemática e Arte no processo de ensino e aprendizagem por meio do uso de materiais manipulativos, de atividades lúdicas, de reflexões sobre obras que mostram as inserções da Matemática na Arte.

Biografía del autor/a

Eliézer Reis Vicente, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Graduação em Matemática (UFG/RC). Anápolis, Goiás, Brasil - eliezervicentte@gmail.com.

Citas

ALVES, M. Muito além do olhar: um enlace da matemática com a arte. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2007.

ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ATALAY, B. A Matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a ciência. São Paulo: Mercuryo, 2007.

BILL, M. O pensamento na arte de nosso tempo. In: AMARAL, Aracy (org). Projeto construtivo brasileiro na arte. Rio de Janeiro: Funarte, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.

CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. Sao Paulo: Martins Fontes, 1996.

DENIS, R.C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgar Blücher, 1999.

FAIGUELERNT, E. K.; NUNES, Kátia R. Fazendo arte com a matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FAZENDA, I. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a Patologia do Saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LE LIONNAIS, F. Las grandes corrientes del pensamiento matematico 2. ed. Buenos Aires: EUDEBA, 1965.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINHO, M. O infinito através da obra de M. C. Escher – Uma experiência sobre as concepções acerca do infinito numa turma de Métodos Quantitativos. Tese de mestrado não publicada. Universidade do Minho, 1996.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

Publicado

2022-07-01

Cómo citar

Reis Vicente, E. (2022). Matemática e Arte: Uma Abordagem Interdisciplinar com Alunos do Ensino Fundamental. SCIAS - Arte Educação, 11(1), 18–36. https://doi.org/10.36704/sciasart.v11i1.6565