Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível

Autores/as

  • Antonio Carlos Estender Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Guarulhos
  • Natasha Vilalba Moura Anhembi Morumbi
  • Daniela Luiza de Macedo Universidade Guarulhos

Resumen

Analisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Estender, Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Guarulhos

Doutorando em Educação pela PUC_SO

Natasha Vilalba Moura, Anhembi Morumbi

Graduada

Daniela Luiza de Macedo, Universidade Guarulhos

Professora

Publicado

2015-10-15

Cómo citar

Estender, A. C., Moura, N. V., & Macedo, D. L. de. (2015). Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível. SCIAS - Arte Educação, 4(4), 50–61. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678

Número

Sección

Artigos