Parcerias intersetoriais nas políticas públicas: aprendizagem profissional por meio do ensino à distância na região do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais

Autores

  • Tatiane Lúcia de Melo PUC Minas
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Lei de Aprendizagem, Parcerias Intersetoriais, Inclusão Social, Educação a Distância, Políticas Públicas para a Juventude

Resumo

O artigo analisa uma parceria intersetorial no contexto de execução de políticas para a juventude na região do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. O campo de estudo utilizado foi a aprendizagem profissional através do ensino à distância, possibilitando que empresas em cidades que não possuem unidade física de entidades formadoras pudessem realizar a contratação de aprendizes. Através do estudo de caso de uma organização da sociedade civil, verificou-se como foi planejada e implantada a execução da aprendizagem nessas regiões de Minas Gerais. Os resultados demonstram que a articulação intersetorial teve papel fundamental para a execução do programa de aprendizagem, proporcionando avanços na inclusão laboral, social e digital de jovens em situação de vulnerabilidade.

Biografia do Autor

Tatiane Lúcia de Melo, PUC Minas

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pitágoras e é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Melo, T., & Santos de Sousa Teodósio, A. . (2021). Parcerias intersetoriais nas políticas públicas: aprendizagem profissional por meio do ensino à distância na região do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(2), 132–156. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5828