Filosofia e Educação: Liberdade, Alteridade e Inconclusão em Paul Ricoeur e Paulo Freire
Palavras-chave:
Liberdade, alteridade, inconclusão, Ricoeur, FreireResumo
O presente artigo objetiva analisar um dilema perene e fundamental para o debate sobre educação e direitos humanos, qual seja: a questão da antropologia filosófica. Com efeito, intencionamos realizar uma investigação sobre a concepção do humano a partir dos contributos de dois proeminentes teóricos do século XX, a saber: Paul Ricoeur e Paulo Freire. Nesse sentido, situamos nossa pesquisa no campo dos pressupostos filosóficos da educação, enfatizando, especialmente, a proposta crítica e libertadora. O método de pesquisa aqui adotado é o da revisão bibliográfica. As considerações deste artigo dizem da importância de considerar o humano no horizonte filosófico da liberdade, da inconclusão e da alteridade para a luta pela efetivação histórica e política da dignidade humana.
Referências
DOUEK, Sybil Safdie. Paul Ricoeur e Emmanuel Lévinas – um elegante desacordo. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2015a.
________. Educação e mudança. 36. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2014a.
________. Educação como prática de liberdade. 38. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2014b.
________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015b.
________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do(a) oprimido(a). 23 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2016a.
________. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016b.
GRONDIN, 2015. Paul Ricoeur. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. São Paulo: Editora Moraes, 1991.
JERVOLINO, Domenico. Introdução a Ricoeur. São Paulo: Paulus, 2011.
SUNG, Jung Mo. Liberdade. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. revista e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
RICOEUR, Paul. Anthropologie philosophique – Écrits et conferences, 3. Paris: Seuil, 2013.
________. Parcours de la reconnaissance. Paris: Stock, 2004.
________. Philosophie de la volonté I – Le volontaire et l’involontaite. Paris: Aubier, 1988a.
________. Philosophie de la volonté II – Finitude et culpabilité. Paris: Aubier, 1988b.
________. Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990.
________. Tempo e narrativa III. Campinas: Papirus Editora, 1997.
VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica I. São Paulo: Edições Loyola, 2010. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).