Filosofia e Educação: Liberdade, Alteridade e Inconclusão em Paul Ricoeur e Paulo Freire

Autores

  • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Frederico Soares de Almeida

Palavras-chave:

Liberdade, alteridade, inconclusão, Ricoeur, Freire

Resumo

O presente artigo objetiva analisar um dilema perene e fundamental para o debate sobre educação e direitos humanos, qual seja: a questão da antropologia filosófica. Com efeito, intencionamos realizar uma investigação sobre a concepção do humano a partir dos contributos de dois proeminentes teóricos do século XX, a saber: Paul Ricoeur e Paulo Freire. Nesse sentido, situamos nossa pesquisa no campo dos pressupostos filosóficos da educação, enfatizando, especialmente, a proposta crítica e libertadora. O método de pesquisa aqui adotado é o da revisão bibliográfica. As considerações deste artigo dizem da importância de considerar o humano no horizonte filosófico da liberdade, da inconclusão e da alteridade para a luta pela efetivação histórica e política da dignidade humana.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Ribeiro de Almeida Chacon, D. ., & Soares de Almeida, F. (2021). Filosofia e Educação: Liberdade, Alteridade e Inconclusão em Paul Ricoeur e Paulo Freire . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(2), 26–43. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5980