Entre o utilitarismo e a formação humana integral: considerações sobre os dilemas da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; Formação Integral; Contextualização.Resumo
O artigo tem dois objetivos. Analisar criticamente o panorama histórico e legislativo da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil e propor um diálogo teórico que possibilite a contextualização da EPT enquanto política pública e processo de formação. Na primeira parte do artigo, são evidenciados alguns aspectos do percurso histórico e das leis relacionadas à EPT, como forma de demonstrar o viés utilitarista presente em suas antigas propostas e desdobramentos. À luz das teses propostas por Morin (1998) e Freire (1987) são discutidos os limites do modelo tradicional de EPT e como estes impactam nos currículos e no fazer pedagógico. O segundo bloco, tem como objetivo, tendo por base a teoria da complexidade de Morin (1988) e as proposições da perspectiva crítica de Freire (1987) na relação de ensino e aprendizagem, analisar tais lacunas como possibilidades, gerando alternativas às práticas pedagógicas utilitárias e construindo um novo sentido para a educação nesse segmento, ao mesmo tempo em que procura demonstrar que as mudanças tradicionais. podem ser implementadas diariamente, a partir da prática pedagógica por meio da contextualização, partindo de bases metodológicas alinhadas com o favorecimento da formação integral. EPT e como estes impactam nos currículos e no fazer pedagógico. O segundo bloco tem com objetivo, tendo por base a teoria da complexidade de Morin (1988) e as proposições da perspectiva crítica de Freire (1987) na relação de ensino e aprendizagem, analisar tais lacunas como possibilidades, gerando alternativas às práticas pedagógicas utilitárias e construindo um novo sentido para a educação nesse segmento, ao mesmo tempo em que procura demonstrar que as mudanças na metodologia tradicional podem ser implementadas diariamente, a partir da prática pedagógica por meio da contextualização, partindo de bases metodológicas alinhadas com o favorecimento da formação integral.
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