Entre o utilitarismo e a formação humana integral: considerações sobre os dilemas da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Formação Integral; Contextualização.

Resumo

O artigo tem dois objetivos. Analisar criticamente o panorama histórico e legislativo da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil e propor um diálogo teórico que possibilite a contextualização da EPT enquanto política pública e processo de formação. Na primeira parte do artigo, são evidenciados alguns aspectos do percurso histórico e das leis relacionadas à EPT, como forma de demonstrar o viés utilitarista presente em suas antigas propostas e desdobramentos. À luz das teses propostas por Morin (1998) e Freire (1987) são discutidos os limites do modelo tradicional de EPT e como estes impactam nos currículos e no fazer pedagógico. O segundo bloco, tem como objetivo, tendo por base a teoria da complexidade de Morin (1988) e as proposições da perspectiva crítica de Freire (1987) na relação de ensino e aprendizagem, analisar tais lacunas como possibilidades, gerando alternativas às práticas pedagógicas utilitárias e construindo um novo sentido para a educação nesse segmento, ao mesmo tempo em que procura demonstrar que as mudanças tradicionais. podem ser implementadas diariamente, a partir da prática pedagógica por meio da contextualização, partindo de bases metodológicas alinhadas com o favorecimento da formação integral. EPT e como estes impactam nos currículos e no fazer pedagógico. O segundo bloco tem com objetivo, tendo por base a teoria da complexidade de Morin (1988) e as proposições da perspectiva crítica de Freire (1987) na relação de ensino e aprendizagem, analisar tais lacunas como possibilidades, gerando alternativas às práticas pedagógicas utilitárias e construindo um novo sentido para a educação nesse segmento, ao mesmo tempo em que procura demonstrar que as mudanças na metodologia tradicional podem ser implementadas diariamente, a partir da prática pedagógica por meio da contextualização, partindo de bases metodológicas alinhadas com o favorecimento da formação integral.

 

Biografia do Autor

Érica de Souza Machado, Colégio Pedro II

Mestranda do PROFEPT no Colégio Pedro II (CPII) – RJ. Bacharel em Serviço Social (UCB).
Licenciada em História (UNESA). Especialização em Educação Infantil (F.I Signorelli);
Professora de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro (PMRJ/SME).

Renata Francisco Dias, Colégio Pedro II

Mestranda do PROFEPT no Colégio Pedro II (CPII) – RJ. Graduação em Pedagogia (UCB).
Especialização em Tecnologias de Educação e EAD (CBM); Professora de Ensino
Fundamental - Anos Iniciais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PMRJ/SME).

Rogério Mendes de Lima, Colégio Pedro II

Professor Titular do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. Professor do PROFEPT
no Colégio Pedro II. Doutor em Ciências Humanas/Sociologia pelo IFCS/UFRJ.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

de Souza Machado, Érica, Francisco Dias, R., & Mendes de Lima, R. (2021). Entre o utilitarismo e a formação humana integral: considerações sobre os dilemas da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(2), 75–93. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6013