Educação transformadora: possibilidades para a ressignificação do espaço escolar
Palavras-chave:
educação, escola, inovaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o universo escolar acerca das práticas educativas, buscando contribuir para a redução ou eliminação das diversas problemáticas que têm desestimulado os educandos quanto ao estudo. A abordagem foi norteada cientificamente por revisão bibliográfica e análise documental, visando a obtenção de concepções e modelos educacionais inovadores, que permeiam o meio social e acadêmico. Foram selecionados autores associados ao âmbito da educação, tais como Paulo Freire, Mario Sergio Cortella, Rubem Alves, e documentos científicos que abrangem novas possibilidades de escola, como a Escola da Ponte, as Escolas Waldorfs e as Escolas de Reggio Emilia. Ao fim do trabalho, identificou-se os pontos positivos trazidos pelos respectivos autores e escritos acadêmicos, abrindo questionamentos para uma renovação das práticas educativas, como forma de endossar as oportunidades de uma educação transformadora, sem perder de vista a essência da escola e jamais esvaziando-a a trivial concepção de um espaço sem utilidade.
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