Educação transformadora: possibilidades para a ressignificação do espaço escolar

Autores

  • Isadora Maria de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis
  • Pablo Henrique Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis
  • Aline Cristina Flávio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

educação, escola, inovação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o universo escolar acerca das práticas educativas, buscando contribuir para a redução ou eliminação das diversas problemáticas que têm desestimulado os educandos quanto ao estudo. A abordagem foi norteada cientificamente por revisão bibliográfica e análise documental, visando a obtenção de concepções e modelos educacionais inovadores, que permeiam o meio social e acadêmico. Foram selecionados autores associados ao âmbito da educação, tais como Paulo Freire, Mario Sergio Cortella, Rubem Alves, e documentos científicos que abrangem novas possibilidades de escola, como a Escola da Ponte, as Escolas Waldorfs e as Escolas de Reggio Emilia. Ao fim do trabalho, identificou-se os pontos positivos trazidos pelos respectivos autores e escritos acadêmicos, abrindo questionamentos para uma renovação das práticas educativas, como forma de endossar as oportunidades de uma educação transformadora, sem perder de vista a essência da escola e jamais esvaziando-a a trivial concepção de um espaço sem utilidade.   

Biografia do Autor

Isadora Maria de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, desenvolveu trabalho de Iniciação Científica como bolsista CNPq, através do projeto Elas com Ciências, cujas ações objetivam o engajamento de meninas e professoras nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação. Tem participações e premiações em eventos científicos locais, regionais e nacionais.

Pablo Henrique Pereira , Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis, Minas Gerais. Atualmente atua como estagiário educacional na mesma instituição.

Aline Cristina Flávio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: resenha acadêmica, modalização, produção de textos. Possui experiência em ensino de leitura e produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio e escrita acadêmica na graduação, já tendo lecionado diversas vezes a disciplina Leitura e Produção de Textos em universidades.  Atualmente é professora do curso de Letras da UEMG- Unidade de Passos.

 

Referências

ALVES, Rubem. Ostra feliz não faz pérola. 2.ed. São Paulo: Planeta, 2014.

ARELARO, Lisete Regina Gomes; CABRAL, Maria Regina Martins. Paulo Freire: por uma teoria e práxis transformadora. In: BOTO, Carlota (Org.). Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 267-292.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. 8ª edição. São Paulo: Olho dágua. 1997. pp. 27 – 38.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

MARAFON, Danielle; MENEZES, Ana Claudia. A abordagem de Reggio Emilia para aprendizagem na educação infantil. In: EDUCERE, XIII Congresso Nacional de Educação. Paranaguá, [s.d.], p. 5987-6006.

SCHNEIDERS, Natálie; WELTER, Maria Preis. Pedagogia Waldorf e sua contribuição para a formação do ser humano. Disponível em: https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/ar-

tigos/semic2016/434.pdf. Acesso em: 8 jul. 2021.

SOARES, Cláudia Rebeca. Por uma ressignificação da educação segundo Rubem Alves. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Samarago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípio e fundamentos. Cadernos Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021.

TAVARES, Larissa Moraes. A escola da ponte e a quebra do paradigma educacional tradicional. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Maria de Brito, I., Henrique Pereira, P., & Silva, A. C. F. (2021). Educação transformadora: possibilidades para a ressignificação do espaço escolar. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(2), 61–74. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6015