Desconstrua na escola: dialogicidade e experiência como pedagogias de emancipação em cursinho popular

Autores

  • Antônio Rodrigues Neto UEMG/Ituiutaba https://orcid.org/0000-0001-8402-7267
  • Isadora Rodrigues de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ivana Tomaz Parreira Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Dialogicidade; Experiência; Extensão universitária

Resumo

Aqui são apresentadas reflexões sobre dialogicidade e experiência para o ensino/aprendizagem de direitos humanos com base nas produções de Paulo Freire e bell hooks. A partir do desenvolvimento do projeto de extensão Desconstrua na Escola, estruturado sobre os eixos temáticos identidades e sujeitos; desenvolvimento sustentável em perspectiva social; segurança pública; e trabalho e exploração humana, docentes e discentes dos cursos de direito e psicologia, orientados pela ação educativa como práxis libertadora, são inseridos em cursinho popular pré-vestibular na busca pela troca de conhecimentos e experiências. Os primeiros resultados indicam que a iniciativa pode possibilitar o desenvolvimento crítico necessário à formação dos estudantes do cursinho e trazer reflexos positivos no que se refere à inserção destes no espaço acadêmico. De igual forma, reflexos positivos são percebidos no que se refere à formação anti-academicista e mais humanizada dos membros do grupo de pesquisa.

Biografia do Autor

Antônio Rodrigues Neto, UEMG/Ituiutaba

Doutorando em Direitos Humanos pela FD-USP. Mestre em Direitos Humanos pela UFMS. Professor efetivo da UEMG no curso de Direito. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5426468815726871.

Isadora Rodrigues de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4946387962304447. E-mail: zadora.rodrigues@gmail.com

Ivana Tomaz Parreira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1133546711236900

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Rodrigues Neto, A., Rodrigues de Oliveira, I., & Tomaz Parreira Silva, I. (2021). Desconstrua na escola: dialogicidade e experiência como pedagogias de emancipação em cursinho popular. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(2), 94–113. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6108