Desconstrua na escola: dialogicidade e experiência como pedagogias de emancipação em cursinho popular
Palavras-chave:
Dialogicidade; Experiência; Extensão universitáriaResumo
Aqui são apresentadas reflexões sobre dialogicidade e experiência para o ensino/aprendizagem de direitos humanos com base nas produções de Paulo Freire e bell hooks. A partir do desenvolvimento do projeto de extensão Desconstrua na Escola, estruturado sobre os eixos temáticos identidades e sujeitos; desenvolvimento sustentável em perspectiva social; segurança pública; e trabalho e exploração humana, docentes e discentes dos cursos de direito e psicologia, orientados pela ação educativa como práxis libertadora, são inseridos em cursinho popular pré-vestibular na busca pela troca de conhecimentos e experiências. Os primeiros resultados indicam que a iniciativa pode possibilitar o desenvolvimento crítico necessário à formação dos estudantes do cursinho e trazer reflexos positivos no que se refere à inserção destes no espaço acadêmico. De igual forma, reflexos positivos são percebidos no que se refere à formação anti-academicista e mais humanizada dos membros do grupo de pesquisa.
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