O legado da pedagogia freireana no processo de ensino-aprendizagem na Graduação de Enfermagem

Autores

  • Juliana Stephanie Baina Pimentel Uemg

Palavras-chave:

metodologias ativas, Paulo Freire, aprendizagem ativa

Resumo

As metodologias de ensino-aprendizagem para formação de enfermeiros têm sofrido mudanças de modo a aproximar a teoria e a empiria. Deste modo, é necessário discutir sobre métodos educacionais que estimulem a reflexão crítica do aluno com a realidade. Objetivo: identificar a produção científica acerca da influência da pedagogia freireana nos métodos de ensino e aprendizagem da graduação de Enfermagem . Método: revisão bibliográfica, realizada em publicações das reuniões da ANPED, Scielo e obras de Paulo Freire. Resultado: A pedagogia de Freire no curso de Enfermagem possibilita a criticidade do aluno frente à realidade. A incorporação da metodologia problematizadora inspirada em Freire contribui na formação profissional ao permitir protagonismo do aluno na resolução de problemas, trabalho em equipe e compreensão de aspectos socioeconômicos, culturais e políticos, considerados determinantes para qualidade vida. Conclusão: o estudo permite discussões posteriores e a reflexão sobre o método mais assertivo na formação de enfermeiros.

 

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Baina Pimentel, J. S. (2021). O legado da pedagogia freireana no processo de ensino-aprendizagem na Graduação de Enfermagem. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(2), 114–131. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6110