Ocupações das escolas a partir da luta por reconhecimento

Autores

  • Lucca Amaral Tori Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6449

Palavras-chave:

OCUPAÇÕES; LUTA POR RECONHECIMENTO; MOVIMENTOS SOCIAIS; EDUCAÇÃO

Resumo

Axel Honneth (2003) trabalha com a noção de luta por reconhecimento como base para o entendimento dos conflitos sociais. Partindo desse pressuposto, será a partir de questões subjetivas de cada indivíduo, compartilhadas com outros, que surgirão as lutas sociais. Honneth (2003) coloca que somente a partir de um sentimento de ofensa pessoal uma pessoa poderá chegar à consciência de alguma injustiça e assim terá motivação para uma ação concreta (compartilhada com outros com pensamentos semelhantes) e assim de fato partir para  uma luta por reconhecimento. A partir da noção de “luta por reconhecimento” foi avaliado o movimento de ocupações de escolas ocorrido no estado de São Paulo em 2015, iniciado com a indignação individual dos estudantes transformada em coletiva obtendo assim importantes resultados. E percebeu-se que todo o processo de tal luta social foi construída de forma muito próxima à luta por reconhecimento descrita por Honneth (2003).

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Publicado

2022-07-27

Como Citar

Amaral Tori, L. (2022). Ocupações das escolas a partir da luta por reconhecimento . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(1), 06–24. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6449