Ocupações das escolas a partir da luta por reconhecimento
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6449Palavras-chave:
OCUPAÇÕES; LUTA POR RECONHECIMENTO; MOVIMENTOS SOCIAIS; EDUCAÇÃOResumo
Axel Honneth (2003) trabalha com a noção de luta por reconhecimento como base para o entendimento dos conflitos sociais. Partindo desse pressuposto, será a partir de questões subjetivas de cada indivíduo, compartilhadas com outros, que surgirão as lutas sociais. Honneth (2003) coloca que somente a partir de um sentimento de ofensa pessoal uma pessoa poderá chegar à consciência de alguma injustiça e assim terá motivação para uma ação concreta (compartilhada com outros com pensamentos semelhantes) e assim de fato partir para uma luta por reconhecimento. A partir da noção de “luta por reconhecimento” foi avaliado o movimento de ocupações de escolas ocorrido no estado de São Paulo em 2015, iniciado com a indignação individual dos estudantes transformada em coletiva obtendo assim importantes resultados. E percebeu-se que todo o processo de tal luta social foi construída de forma muito próxima à luta por reconhecimento descrita por Honneth (2003).
Referências
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