Educação ambiental e os saberes tradicionais

sinais de resistência no Candomblé do Povo Bantu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6455

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Saberes Tradicionais, Candomblé do Povo Bantu, Resistência, Educação para as Relações Étnico-raciais

Resumo

O presente estudo tem como intuito compreender o diálogo entre os Saberes Tradicionais do Candomblé do Povo Bantu – cosmologia que cultua as energias da natureza denominadas Mukixi (plural de Nkisi) – e a Educação Ambiental (EA), já que com a contínua desvalorização desses saberes pertencentes a estes povos e comunidades tradicionais ocasiona práticas de violências epistêmicas e raciais. Essas relações desiguais de poder, iniciadas desde o Brasil Colônia, persistem até os dias atuais, reverberando nas formas de educação produzidas ou reproduzidas, por exemplo, nas instituições escolares. Partindo da possibilidade do ato de educar em uma perspectiva etnoecológica e para as relações étnico-raciais, esse artigo se volta para a reflexão sobre os potenciais dos saberes locais para um ensino da Educação Ambiental Crítica pautado em uma educação antirracista, libertadora e democrática, indicando então uma relação estreita e um diálogo entre Educação Ambiental e os Saberes Tradicionais do Candomblé do povo Bantu.

Biografia do Autor

Rodolfo de Oliveira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Licenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), Belo Horizonte-MG. Especialista em Docência do Ensino Religioso pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF Pós. Mestrando em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, e licenciando em Pedagogia pela mesma Universidade. Espanhol fluente com um ano de experiência em Lima, Peru. Professor de Ensino Religioso no Colégio Arnaldo - Anchieta e no Colégio Franciscano Sagrada Família e Professor de Filosofia no Colégio COTEMIG.

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1988), possui especialização em Administração nas áreas de Teoria das Organizações e Gestão de Recursos Humanos pela UFMG (1994) e em Economia do Trabalho e Sindicalismo, pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da UNICAMP (1995). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2003). Com o apoio do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, doutorou-se em Educação pela FaE-UFMG (2008), tendo feito estágio de doutoramento (Doutorado Sanduíche) no Institute d'Ergologie de l'Université de Provence, em Aix-en-Provence, França (2007). Professor concursado (2009) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), tem experiência de ensino no campo da formação docente nas disciplinas "Metodologia de Pesquisa em Educação" e "Educação e Relações Étnico-Raciais". Tem se dedicado à pesquisa na área de Educação tematizando as dimensões do Trabalho, Educação e Relações Étnico-Raciais. Desenvolve atividade de tutoria do Programa de Educação Tutorial (PET) no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG, intitulado ?Formação docente para o trabalho com relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma proposta de fortalecimento acadêmico e de combate às desigualdades raciais?. Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER) da FaE-UEMG sendo um dos formuladores do projeto que instituiu esse Núcleo. Integra o quadro de associados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) onde se vincula ao Grupo de Trabalho ?Educação e Relações Étnico Raciais? (GT 21). Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), É membro do quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu "Educação e Formação Humana", da FaE-UEMG e do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania, da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG, onde desenvolve um programa de ensino e pesquisa em torno do tema da Metodologia de Pesquisa na área de Segurança Pública e Cidadania Eleito para ocupar o cargo de vice-reitor da UEMG para a gestão 2014 - 2018. Ao longo desse período, coordenou o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, responsável, dentre outros, por debater e deliberar sobre projetos curriculares de cursos mantidos pela UEMG. Integra o quadro dirigente da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), onde exerce o cargo de vice-presidente da entidade. 

Referências

AMARAL, Ivan A. Educação Ambiental e ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Pró-posições, v.12, n.1, p. 73-93, mar., 2001.

ARAUJO, J. C. Educação ambiental e religiosidade: a contribuição do candomblé Jeje na formação do sujeito ecológico. In: Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 6., 2009, San Clement Del Tuyu – Argentina, Anais..., 2009. p. 1535.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores, v. IV)

BARBOSA, Glaucia Soares. Educação Ambiental e Formação de Professores de uma escola rural do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – MG. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2015.

BARBOSA, Márcia L. de Oliveira; OLIVEIRA, Gardênia Monteiro de; QUINTANEIRO, Tânia. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 04 jun. 2021.

BRASIL. LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em: 20 mar. 2021.

BUCKINGHAM, Will. O livro da filosofia. Trad. Douglas Kim, São Paulo: Globo Livros, 2016.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Editora Cultriz, 2012.

CASTRO, M. L.; GEISER, S. R. A. Educação Ambiental: um caminho para a construção da participação nos conselhos de meio ambiente. In: PHILIPPI Jr., A. PELICIONI, M. C. F. (Edit.). Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus, 2000. p. 215-222.

DIAS, Renato Henrique Guimarães. Sincretismos Religiosos Brasileiros. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/26377839/sincretismos-religiosos-brasileiros-renato-henrique-guimaraes-dias>. Acesso em: 20 maio 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 44. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. A visão bântu kôngo da sacralidade do mundo natural. Trad. Valdina O. Pinto. 1991. Disponível em: <https://estahorareall.files.wordpress.com/2015/07/dr-bunseki-fu-kiau-a-visc3a3o-bantu-kongo-da-sacralidade-do-mundo-natural.pdf> Acesso em: 12 mar. 2021.

GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. 13. ed. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GUATARRI, Félix. As três ecologias. 11 ed. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2001.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental. Duque de Caxias: Editora Unigranrio, 2000.

LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Filosofias Africanas: uma introdução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

MARTINS, Felipe Rodrigues. Candomblé e Educação Ambiental: uma possível e construtiva relação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente. Belém – PA, 2015.

MENDONÇA, Jupira Gomes de. Segregação e mobilidade residencial na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2002. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

PANTOJA, Mariana Civiatta. Conhecimentos tradicionais: uma discussão conceitual. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/461988129/Conhecimentos-tradicionais-Uma-discussao-conceitual> Acesso em: 20 mar. 2021.

PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, n. 46, p. 52-65, jun./ago. 2000.

RODRIGUES, Eder Bomfim. Estado Laico e Símbolos Religiosos no Brasil: as relações entre Estado e Religião no Constitucionalismo Contemporâneo. Curitiba: Juruá, 2014.

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória D’África: a temática Africana em sala de aula. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

de Oliveira Silva, R., & de Brito, J. E. (2022). Educação ambiental e os saberes tradicionais : sinais de resistência no Candomblé do Povo Bantu. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(1), 186–204. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6455