Colónia Agrícola de S. Bernardino (1912-1918) em Portugal

Escola de reeducação/regeneração de jovens ‘anormais’ ou com diversos problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7021

Palavras-chave:

Jovens anormais;, Colónia Agrícola de S. Bernardino;, Reeducação pelo trabalho;, Regeneração;, Tratamento médico-pedagógico.

Resumo

Trata-se de um estudo histórico-descritivo sobre Colónia Agrícola de S. Bernardino (1912-18), dependente da Casa Pia de Lisboa, coincidente com a 1.ª República portuguesa (1910-26), com regime de internato, que deu início à educação especial em Portugal. Foi uma instituição pioneira para rapazes ‘anormais’, reeducando-os e regenerando-os e criando-lhes um ambiente e estrutura de governação que os afastava do ambiente de Lisboa. Sendo uma pesquisa historiográfica, com análise hermenêutica ao conteúdo das fontes (primárias e secundárias) manuseadas no Arquivo Histórico Casa Pia -Centro Cultural Cassapiano. Os cinco pontos estrutura do texto articulam-se com os objetivos propostos: contextualizar historicamente Colónia como escola/laboratório no tratamento (médico-pedagógico, terapêutico) aos ‘anormais’; analisar a estrutura organizativa da instrução ministrada; compreender pedagogia pelo trabalho na reeducação e regeneração dos rapazes anormais; analisar a normatização da disciplina no ambiente institucional com o papel do jornal O Agricultor (1913-18) na divulgação da Colónia e educação especial.

 

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Título de Agregado Universitário na área da Educação/H.ª da Educação Social. Doutor em Ciencias da Educação (àrea de H.ª da Educação /Teoria e H.ª da Educação), Mestre em Educação/Ciências da Educação e Licenciado em Pedagogia e em Filosofia. É docente do ensino superior politécnico desde 1987, pertence ao Dept.º/UTC-CSH, é presentemente coordenador do Mestrado de Intervenção Social Escolar (2014--) e Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação (2018-2022), para além de outras funções académicas e institucionais (avaliador externo). É investigador integrado no CeiED da Universidade Lusófona de Lisboa.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Martins, E. C. (2023). Colónia Agrícola de S. Bernardino (1912-1918) em Portugal: Escola de reeducação/regeneração de jovens ‘anormais’ ou com diversos problemas. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 282–301. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7021