v. 6 n. 1 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação

Publicado: 2023-07-20

Edição completa

Artigos

  • A educação em Direitos Humanos como instrumento para a realização do princípio constitucional da solidariedade

    Luiza Nogueira Souza , Phillipe Cupertino Salloum e Silva
    6-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7265
  • Reflexões sobre o fazer pesquisa em Educação em Direitos Humanos nas realidades latino-americanas

    Caroline Martins de Sousa, Elenice Maria Cammarosano Onofre
    25-39
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7397
  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos como eixo norteador para práticas disruptivas na educação

    Patrick Marinho Duarte
    40-50
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7434
  • A Educação em Direitos Humanos no Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II

    Larissa Romana de Oliveira Araújo, Angélica Gomes da Silva Gouvêa
    51-65
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7318
  • A presença da Educação em Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica

    Gilberto Starck, Patrícia Grasel da Silva
    66-92
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7236
  • Curso Técnico em Saúde Bucal nos Institutos Federais Uma expansão social humanizadora com base na educação profissional e tecnológica

    Paulo Roberto Pereira de Sousa, Simone Gomes Vasconcelos Moreira, Luciana Castaneda, Michele Waltz Comarú
    93-109
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7406
  • Os Direitos Humanos como componente curricular nos cursos de Letras de Sergipe

    Jaqueline Gomes dos Santos Teles
    110-138
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7387
  • Análise da diversidade de gênero no Ensino Superior de Engenharia Estudo de caso em João Monlevade-MG

    Maísa Comar Pinhotti Aguiar , Wagner Cavalare de Souza, João Paulo Martins Costa
    139-155
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7403
  • Ofensiva reacionária antigênero Uma revisão de literatura sobre ideologias de gênero no Brasil do século XXI

    Thiago Luiz Sartori
    156-170
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7578
  • Atravessando a pandemia de Covid-19: Ensino remoto, comunidades de práticas e aprendizagem situada na escola

    Stela Marques Seixas Pimenta, Marcelo Vera Cruz Diniz
    171-193
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7386
  • A ACADEVI e sua participação na educação das pessoas com deficiência visual no Ensino Superior

    Eliane Novak, Lucia Terezinha Zanato Tureck
    194-213
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7311
  • Educação Bilíngue para Surdos Tecnologias Assistivas na Pré-escola

    Joceli Alves de Souza Alcântara, Bruno Galasso
    214-239
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7443
  • A educação como objeto de luta e expressão literária dos surdos Tradução comentada do poema “Só quero mais giz”

    Ana Gabriela Dutra Santos, Neiva de Aquino Albres
    240-262
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7401
  • Desafios da reinserção social: A educação em direitos humanos no cumprimento de medida socioeducativa

    Gabriela Gomes Makewitz, Dinora Tereza Zucchetti
    263-281
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7398
  • Colónia Agrícola de S. Bernardino (1912-1918) em Portugal Escola de reeducação/regeneração de jovens ‘anormais’ ou com diversos problemas

    Ernesto Candeias Martins
    282-301
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7021
  • Quem escolhe quando não se escolhe? Notas sobre a equipe como grupo na Análise do Vocacional

    Luan Carpes Barros Cassal
    302-319
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7498

Relato de experiência