A Educação em Direitos Humanos no Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II

Autores

  • Larissa Romana de Oliveira Araújo UERJ
  • Angélica Gomes da Silva Gouvêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Colégio Pedro II (CPII)

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7318

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Projeto Político Pedagógico, Colégio Pedro II

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar como a Educação em Direitos Humanos (EDH) se insere no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do Colégio Pedro II, instituição de ensino federal localizada no estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi organizada em duas etapas. A primeira consistiu em uma análise bibliográfica e documental de políticas públicas educacionais acerca do tema. A segunda etapa se dedicou ao estudo do PPPI e suas interfaces com os direitos humanos. Concluiu-se que a EDH está amplamente presente no documento em questão. Observou-se que os Fundamentos Teórico-Metodológicos e os Marcos Legais mencionam a EDH. Os direitos humanos também aparecem nas descrições de dois laboratórios e de um núcleo de pesquisa e nos programas das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura. Por fim, constatou-se a presença dos direitos humanos em uma disciplina da Pós-graduação em Ensino de História e na organização de atividades extensionistas.

 

Referências

BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, 18 fev. 2000. Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 04 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 04 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos (DNEDH). Resolução CNE/CP nº 1 de 30/5/2012. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DiretrizesNacionaisEDH.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm. Acesso em: 04 out. 2020.

CARVALHO, J. S.; SESTI, A. P.; ANDRADE, J. P.; SANTOS, L. da S.; TIBÉRIO, W. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, pp. 435-445, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a04v30n3.pdf. Acesso em: 05 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300004

COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2018. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2018/JUL/PPPI%20NOVO.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

FAVA, C. Z. S. Educação em direitos humanos contemplada nos projetos político- pedagógicos dos centros de internação da Fundação CASA do interior do Estado de São Paulo e suas escolas vinculadoras. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 233p., 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/155939/fava_czs_me_sjrp.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 05 out. 2020.

GUEDES, J. V. O projeto político pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 171p., 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/25300/1/JosenilsonVianaGuedes_DISSERT.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

KLEIN, A. M.; D’ ÁGUA, S. L. A Educação em Direitos Humanos nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de São Paulo. Educar em Revista, Curitiba, v. 31, n. 55, p. 277-292, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n55/0101-4358-er-55-00277.pdf. Acesso em: 06 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38443

RABENHORST, E. R. O que são Direitos Humanos? In: FERREIRA, L. de F. G.; ZENAIDE, M. de N. T.; NÁDER, A. A. G. (orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos (volume 1). João Pessoa: Editora da UFPB, 2016. p. 13-24. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2017/10/EducandoemDH_Vol-1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

SANTOS, A. P. Geografia e Educação em Direitos Humanos na Cidade de São Paulo. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 33, e, 29377, p. 1-22, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/29377. Acesso em: 07 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29377

SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, pp. 50-58, jan./abr. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315/8740. Acesso em: 07 out. 2018.

SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. El papel de la educación en derechos humanos en la formación de una ciudadanía activa. Revista Interamericana de Educación para la Democracia, v. 3, n. 1, pp. 95-107, abr. 2010. Disponível em: http://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/ried/article/view/619/715. Acesso em: 06 out. 2020.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Papirus Editora: São Paulo, 1995.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Romana de Oliveira Araújo, L., & Gomes da Silva Gouvêa, A. (2023). A Educação em Direitos Humanos no Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 51–65. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7318