Atravessando a pandemia de Covid-19:

Ensino remoto, comunidades de práticas e aprendizagem situada na escola

Autores

  • Stela Marques Seixas Pimenta IFBA
  • Marcelo Vera Cruz Diniz IFBA

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7386

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Situada, Comunidades de Práticas, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O presente trabalho tem como ponto de partida as mudanças estruturais e pedagógicas que ocorreram após a inserção, de forma abrupta, do Ensino Remoto Emergencial, e das questões, ainda pouco tratadas, oriundas dessa mudança. Essa adaptação emergencial no sistema de ensino brasileiro aconteceu devido a necessidade de isolamento social, uma medida de prevenção adotada para combater a Pandemia, provocada pela Covid 19, e entendemos que a Teoria da Aprendizagem Situada pode ser vista como uma possibilidade para resoluções de questões escancaradas pelo período pandêmico. O objetivo deste artigo é analisar como a Teoria da Aprendizagem e as Comunidades de Práticas, no âmbito do Ensino Remoto Emergencial, podem amenizar os déficits gerados pela Pandemia na educação. O texto destaca que existe uma participação social e colaborativa nos ambientes de trabalho. Graças a essas comunidades de práticas muitos (as) professores (as) desenvolveram habilidades que antes não utilizavam e, muitas vezes, nem sabiam que tinham.

Biografia do Autor

Marcelo Vera Cruz Diniz, IFBA

Marcelo Vera Cruz Diniz é graduado em Ciências da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2006), Mestre em Bioinformática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010) e Doutor em Modelagem Computacional pela Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC (2017). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, lotado no Campus Salvador. É docente permanente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Mestrado), atua no curso de Pós-graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica - EPCT (Especialização), no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações e Games para Dispositivos móveis - EDSGDM (Especialização), no curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais (Graduação), no curso de Licenciatura em Física (Graduação) e nos cursos técnicos de nível médio. Foi Coordenador da Rede e-Tec IFBA (2013-2015), Chefe do Departamento Acadêmico de Computação do Campus Salvador (2018-2020), Coordenador Acadêmico do ProfEPT/IFBA (2021-2022). Suas linhas de pesquisa compreendem as Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica e o Desenvolvimento de Jogos Digitais. Tem experiência na área da Ciência da Computação, com ênfase e atuação nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, Ensino, Jogos Digitais, Gamificação.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Marques Seixas Pimenta, S., & Vera Cruz Diniz, M. (2023). Atravessando a pandemia de Covid-19: : Ensino remoto, comunidades de práticas e aprendizagem situada na escola. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 171–193. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7386