Os Direitos Humanos como componente curricular nos cursos de Letras de Sergipe

Autores

  • Jaqueline Gomes dos Santos Teles UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7387

Palavras-chave:

politicas educacionais, educação em direitos humanos, Letras, Sergipe

Resumo

As diretrizes nacionais consolidam uma política nacional de Educação em Direitos Humanos (EDH) que se alinha a concepção de educação cidadã presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A educação, nesse caso, é reconhecida como um direito humano e a EDH como um eixo fundamental do direito à educação que deve ser garantido para que os demais direitos sejam reconhecidos, respeitados e defendidos.  No campo da formação docente, os Direitos Humanos se estabelecem como um componente curricular obrigatório a ser considerado na formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação. O artigo que segue investiga se os cursos de Letras de Sergipe estão alinhados com a Política Nacional de Educação em Direitos Humanos. Os resultados mostram que apenas metade das instituições de ensino superior inserem os Direitos Humanos no currículo do curso de Letras.

 

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Gomes dos Santos Teles, J. (2023). Os Direitos Humanos como componente curricular nos cursos de Letras de Sergipe. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 110–138. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7387