A educação como objeto de luta e expressão literária dos surdos
Tradução comentada do poema “Só quero mais giz”
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7401Palavras-chave:
Estudos da Tradução e Interpretação de línguas de sinais; Movimentos sociais surdos; Tradução comentada; Línguas de sinais; Educação de surdos.Resumo
O presente artigo é uma tradução comentada da poesia “Só quero mais giz” em Língua Brasileira de Sinais, de autoria da poetisa surda Victória Hidalgo Pedroni para a Língua Portuguesa escrita. Trata-se de uma crítica ao momento político materializado em uma poesia visual, um gesto cultural de resistência da comunidade surda. Para a realização desse trabalho, empregamos a abordagem qualitativa e utilizamos a metodologia de estudo de caso que objetiva se aprofundar em uma situação singular (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Do ponto de vista teórico, situamo-nos na perspectiva dialógica do discurso Bakhtiniana. Utilizamos a metodologia de tradução comentada, consolidada forma de estudo do processo de tradução. O conteúdo da poesia reflete um problema político e é reenunciado em português com estratégias específicas para construção de efeitos estéticos.
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