Análise da diversidade de gênero no Ensino Superior de Engenharia

Estudo de caso em João Monlevade-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7403

Palavras-chave:

Gênero, STEM, Ensino superior, Engenharias

Resumo

A educação superior constitui um dos meios para atingir o desenvolvimento pessoal, profissional e social numa sociedade. No Brasil, onde apenas 18,1% dos jovens cursam o ensino superior, os desafios são ainda maiores na educação para as Engenharias, Ciência e Matemática. Apesar da crescente participação feminina nas universidades brasileiras e no mercado de trabalho, observa-se a perpetuação do entendimento de que STEM “não são coisas para mulheres”. O presente trabalho teve como objetivo verificar a inserção das mulheres nos cursos na área de Engenharia em universidades no município de João Monlevade (MG), através de uma pesquisa quali-quantitativa que mostrou que a participação feminina nos cursos em estudo é pequena nas áreas de Computação e Engenharia Elétrica e mais expressiva nas Engenharias Civil e Ambiental. Os resultados indicam que ainda a equidade de gênero na educação requer um longo caminho a ser percorrido pela sociedade.

Biografia do Autor

Wagner Cavalare de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor do curso de Engenharia Civil da UEMG- João Monlevade e Instituto Doctum de Ensino.

João Paulo Martins Costa, UEMG- João Monlevade

Graduando em Engenharia Civil da UEMG- Unidade João Monlevade

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Comar Pinhotti Aguiar , M., Cavalare de Souza, W., & Martins Costa, J. P. (2023). Análise da diversidade de gênero no Ensino Superior de Engenharia : Estudo de caso em João Monlevade-MG. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 139–155. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7403