Curso Técnico em Saúde Bucal nos Institutos Federais
Uma expansão social humanizadora com base na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7406Palavras-chave:
Educação Profissional em Saúde; Formação Humana; Instituto Federal; Letramento; Mundo do Trabalho.Resumo
O curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) enseja estratégias dedicadas ao bem-estar social. O objetivo deste artigo é mostrar a importância da ampliação da oferta do curso TSB pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em todo o Brasil, com vistas à formação cidadã do TSB e a humanização das suas ações profissionais voltadas à sociedade. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória, onde o TSB é o participante da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas. A análise de dados foi concretizada mediante a análise de conteúdo de Bardin. A discussão tangencia os conceitos inerentes à Educação Profissional em Saúde e o Mundo do Trabalho. De modo que os resultados apontaram motivos para os Institutos Federais expandirem os cursos TSB e, por conseguinte, a Formação Humana do aluno. Cenário que contemplaria a evolução técnica educacional e a cidadania.
Referências
BARACHO, M. G. Formação Profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção? Edição eletrônica. Natal: Editora IFRN, 2018. Disponível em: < https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1678>. Acesso em: 09 mar. 2023
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no Setor Público. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2020.
BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, 2012. Disponível em: <https://website.cfo.org.br/normas-cfo-cros/>. Acesso em: 02 mar. 2023.
BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Quantidade Geral de Profissionais e Entidades Ativas, 2022. Disponível em: < https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos//>. Acesso em: 19 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008. Regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB. Brasília, DF, 2008a. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11889.htm>. Acesso em 10 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008b. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em 10 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: Junho, 2021. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/catalogos-nacionais-de-cursos-tecnicos>. Acesso em 07 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, 2004. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil_sorridente.pdf >. Acesso em: 02 mar. 2023.
FIGARO, R. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Portal de Revistas da USP, São Paulo; v. 05, n. 09, p.90-100, 2008. DOI: < https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138986>. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138986>. Acesso em: 03 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138986
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GUIMARÃES, N. A. Qualificação como relação social. In: PEREIRA, I. B; LIMA, J. C. (org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, p. 335 3 41.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ. Coordenação do Curso nível Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Saúde Bucal modalidade subsequente ao Ensino Médio, Niterói, UFF, 2020. Disponível em: < https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/PPC_SAUDE_BUCAL_2020.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ. Técnico em Saúde Bucal, Curitiba: IFPR, 2023. Disponível em: < https://ifpr.edu.br/tecnico-em-saude-bucal/>. Acesso em: 12 mar. 2023.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. – São Paulo: Atlas. 2003.
LIMA, A. M. F. S; CHAVES, S. C. L. A inserção de técnicos em saúde bucal: questões em disputa na Política Nacional de Saúde Bucal. Interface, Botucatu; p.1-16, 2022; 26:e210755. DOI: <https://doi.org/10.1590/interface.210755>. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/interface.210755>. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210755
MARX, K. Cadernos de Paris & manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
OLIVEIRA, T. F; FRIGOTTO, G. As bases da EPT em sua relação com a sociedade brasileira: concepções e práticas em disputas. In: SILVA, C. N. N; ROSA, D. S. (org.). As bases conceituais na EPT. Brasília: Nova Paideia, 2021, p. 13-27. Disponível em: < http://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/121>. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.36732/EditoraNovaPaideia.2021.221
PAULA, E. D. Motivadores para ingresso, permanência e conclusão de dois cursos técnicos subsequentes no IFPR Campus Curitiba. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
PEREIRA, I. B; LIMA, J. C. Educação Profissional em Saúde. In: PEREIRA, I. B; LIMA, J. C. (org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, p. 182-189. Disponível em: < https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada >. Acesso em: 13 mar. 2023.
PEREIRA, I. B; RAMOS, M. N. Educação Profissional em Saúde, Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2006. DOI: <https://doi.org/10.7476/9788575413180>. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/zb2gf>. Acesso em: 05 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575413180
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).