Como garantir uma formação humanística dos acadêmicos de Direito durante a pandemia de Covid-19?

Um relato de experiência

Autores

  • Marília Rulli Stefanini UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim-MS
  • Sílvia Leiko Nomizo PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7413

Palavras-chave:

Estágio curricular obrigatório; Isolamento social; Atividades remotas.

Resumo

O estágio curricular obrigatório é componente obrigatório na grade curricular dos cursos de Direito e visa assegurar uma formação prática humanística, preparando o futuro profissional jurídico para os desafios que lhe serão apresentados. Em regra, as atividades de estágio são realizadas presencialmente, possibilitando o contato dos acadêmicos com o público-alvo, mediante realização de atendimentos, orientações jurídicas e atuação em processos administrativos e judiciais reais. Ocorre que, durante o período de isolamento social imposto pela Pandemia da COVID-19, as atividades presenciais foram suspensas e, posteriormente, realizadas de forma remota, exigindo dos docentes atuantes em Núcleos de Prática Jurídica, a utilização de instrumentos alternativos aptos a propiciar a formação adequada dos futuros profissionais do Direito, tentando minimizar eventuais prejuízos no processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios enfrentados para assegurar a formação humanística dos acadêmicos do curso de Direito, em tempos de pandemia da COVID-19.

 

Biografia do Autor

Marília Rulli Stefanini, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim-MS

Pós-doutora e estágio doutoral em Direitos Humanos e Democracia pelo IGC – Ius Gentium Canimbrigae, na FD-UC – Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra. Doutora em Direitos pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestra em Direito pelo UNIVEM – Centro Universitário Eurípedes de Marília; Especialista em Educação pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Especialista em Direito do Estado e Direito e Processo do Trabalho pela Rede de Ensino ANHANGUERA – UNIDERP. Bacharel em Direito pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela FAR – Faculdade Reunida, Unidade de Ilha Solteira-SP. Docente Adjunta da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim-MS. Membro efetivo do Conselho Editorial - Conselho Técnico-Científico da Revista Aporia Jurídica - ISSN: 2358-5056. Parecerista da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade - ISSN 2237-4779. Parecerista ad-hoc no procedimento de seleção cega por pares (blind peer review) da Revista Brasileira de Direitos Fundamentais e Justiça, do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -  Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação em Direito Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça (ISSN 1982-1921) Qualis A1. Advogada. 

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Rulli Stefanini, M., & Leiko Nomizo, S. (2023). Como garantir uma formação humanística dos acadêmicos de Direito durante a pandemia de Covid-19? : Um relato de experiência. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 320–334. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7413