Educação Bilíngue para Surdos

Tecnologias Assistivas na Pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7443

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Bilinguismo, Tecnologias Assistivas, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo objetiva identificar as Tecnologias Assistivas utilizadas na Educação Bilíngue para Surdos na etapa da Educação Infantil, especificamente na pré-escola, com o intuito de subsidiar a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa (na modalidade escrita), além de verificar as contribuições para a interação das crianças surdas. O trabalho qualitativo e bibliográfico baseou-se na revisão de artigos nacionais publicados entre 2018 e 2022, e evidencia a escassez dessas tecnologias para a fase pré-escolar. No entanto, a pesquisa revela caminhos possíveis para uma educação com recursos facilitadores e adequados para a faixa etária do público escolhido.

 

Biografia do Autor

Joceli Alves de Souza Alcântara, Universidade Federal do ABC

Pós-graduada em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias pela UFABC (2022) e pós-graduanda em Educação Especial com Ênfase em Autismo pela UNESP (término do curso dez/2023). Licenciada em Pedagogia pela Uninove (2014) e atua como professora de Educação Infantil na Prefeitura de São Paulo. Interesses de pesquisa: Tecnologias Assistivas para estudantes surdos e crianças no espectro autista.

Bruno Galasso, Instituto Politécnico do Porto: Porto, Porto, PT

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo com bolsa-sanduíche na Universidade do Minho (Portugal), concedida pelo programa Eramus Mundus External Cooperation (Emundus15). Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Harvard (USA). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Master of Business Administration em Gestão Estratégica e Econômica em Projetos pela FGV. Graduado em Pedagogia, Comunicação Social e Letras. Consultor acadêmico e gerente de projetos na área de Tecnologia Educativa. Responsável pela implantação do modelo UAB no Instituto Nacional de Educação de Surdos, sendo o primeiro coordenador geral na instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Online - GEPEO. Fundador do Núcleo de Educação Online (NEO) do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Responsável pelo desenho didático-pedagógico, implantação e gerenciamento do Curso de Pedagogia Bilíngue nas cinco macrorregiões do Brasil. Avaliador Institucional Externo do SINAES, para ato autorizativo de credenciamento EaD (INEP). Líder do projeto vencedor do prêmio Reimagine Education 2018 (USA). Atualmente, atua como professor convidado no Politécnico do Porto - Portugal (IPP). Dedica-se, principalmente, aos estudos nos seguintes temas: Educação a Distância (EAD); Educação Online; Desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem; Comunidades Virtuais de Aprendizagem; Personal Learning Environment (PLE); Interação e mediação pedagógica; Educação de Surdos.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Alves de Souza Alcântara, J., & José Betti Galasso, B. (2023). Educação Bilíngue para Surdos : Tecnologias Assistivas na Pré-escola. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 214–239. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7443