Sobre ensino-aprendizagem no contexto da pandemia: o que (não) aprendemos até agora?

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Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou várias áreas, inclusive a Educação. Com isso, aulas presenciais foram suspensas e deu-se início ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) com vistas a cumprir o distanciamento físico/social como forma de combate à propagação do vírus. Então, é nesse contexto que este trabalho se inscreve. Trata-se de um relato de experiência de lecionar a língua inglesa no formato ERE numa turma de alunos do Ensino Médio num campus de um Instituto Federal localizado em Pernambuco. Objetivamos relatar, analisar e refletir sobre processos de ensino-aprendizagem durante a pandemia, materiais didático-pedagógicos utilizados, ambientes virtuais de aprendizagem e atores envolvidos: alunos e professor(es). Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa, os resultados demonstraram necessidade de formação docente inicial/continuada para atuarem nesses novos ambientes, necessidade de maior autonomia discente, adaptação e/ou criação de materiais didático-pedagógicos e necessidade de diversificação de ambientes virtuais de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ricardo Tavares Martins, IFSPE

Mestre em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2015) e Graduado em Letras Português-Inglês pela URCA (2012). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da rede federal de ensino no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSPE) Campus Serra Talhada.

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Tavares Martins, R. (2022). Sobre ensino-aprendizagem no contexto da pandemia: o que (não) aprendemos até agora?. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 44–61. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6160