Orientador Educacional

busca ativa em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6168

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos.

Biografia do Autor

Lúcia Barros de Souza, EMEF Décio Martins Costa

Orientadora Educacional. Formada em Pedagogia. Especialista em Orientação Educacional. Atua na EMEF Décio Martins Costa.

Silvana Corbellini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da área da Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUC/RS). Psicóloga (UNISINOS). Coordenadora do curso de especialização de Orientação Educacional na modalidade a distância e vice coordenadora do curso de especialização de Psicopedagogia e Tecnologias na modalidade a distância. Pesquisa nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Uso de Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Barros de Souza, L., & Corbellini, S. (2022). Orientador Educacional: busca ativa em tempos de pandemia . SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 141–164. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6168