A prevalência de Burnout em professores no contexto de aulas remotas durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6169

Resumo

O Burnout consiste em um estado de esgotamento profissional, caracterizado por um alto nível de estresse persistente, relacionado a demandas de trabalho. Tal estado gera desconforto e sofrimento psíquico, e pode afetar qualquer categoria profissional. Este estudo visa investigar a prevalência de Burnout em professores no contexto das aulas remotas durante a pandemia de COVID-19. Participaram da pesquisa 180 professores das redes pública, privada e militar do Distrito Federal. Foi utilizado um instrumento online, composto por 37 itens, no formato Likert de cinco pontos, versando sobre a intensidade de sintomas de Burnout entre os professores. Maiores escores foram encontrados nos fatores esgotamento e menores escores foram obtidos no fator realização profissional. Conclui-se apontando a presença de indicadores de Burnout nos professores pesquisados, indicando a necessidade de atenção ao cuidado da saúde mental desses profissionais, especialmente durante o ensino remoto.

Biografia do Autor

Adriana Lima Ramos Rocha, Centro Universitário do Distrito Federal

Graduanda em psicologia, no Centro Universitário do Distrito Federal

Felipe Calixto Sousa Silva, Centro Universitário do Distrito Federal

Psicólogo graduado pelo Centro Universitário do Distrito Federal

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Adriana Lima Ramos Rocha, Neto, I., & Calixto Sousa Silva, F. (2022). A prevalência de Burnout em professores no contexto de aulas remotas durante a pandemia de COVID-19. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 109–126. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6169