Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6174Resumo
Esta pesquisa foi realizada com professores de Química do Triângulo Mineiro, que atuaram no ensino remoto emergencial, implantado durante a pandemia de COVID-19, em 2020. Parte-se da compreensão de que a Química é considerada uma disciplina difícil para a compreensão dos estudantes, por envolver conceitos abstratos e por exigir atividades experimentais e outras estratégias metodológicas, que se tornaram inviáveis durante o período. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores buscando compreender as estratégias e as dificuldades enfrentadas. A análise foi feita a partir de referenciais que discutem a inserção das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Química e nos documentos oficiais que regulamentam o ensino remoto emergencial. Espera-se que este estudo possibilite reflexões sobre as necessidades formativas dos futuros professores, assim como na oferta de cursos de formação continuada para os professores em exercício, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem em Química na educação básica.
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