Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto

Autores

  • José Gonçalves Teixeira Júnior Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mirela Macêdo Custódio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6174

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com professores de Química do Triângulo Mineiro, que atuaram no ensino remoto emergencial, implantado durante a pandemia de COVID-19, em 2020. Parte-se da compreensão de que a Química é considerada uma disciplina difícil para a compreensão dos estudantes, por envolver conceitos abstratos e por exigir atividades experimentais e outras estratégias metodológicas, que se tornaram inviáveis durante o período. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores buscando compreender as estratégias e as dificuldades enfrentadas. A análise foi feita a partir de referenciais que discutem a inserção das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Química e nos documentos oficiais que regulamentam o ensino remoto emergencial. Espera-se que este estudo possibilite reflexões sobre as necessidades formativas dos futuros professores, assim como na oferta de cursos de formação continuada para os professores em exercício, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem em Química na educação básica.

Biografia do Autor

José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Química (2007 - área de concentração Educação em Química) e doutorado em Química (2014 - área de concentração Educação em Química), ambos pelo Programa de Pós-Graduação do IQUFU. Atuou como professor de Química, na educação básica, em escolas da rede pública e privada, entre os anos de 2003 e 2009. Atualmente é Professor Adjunto II e coordenador do Estágio Supervisionado no curso de Química - Licenciatura, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU). Professor do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -Mestrado Profissional (PPGECM), da UFU. Foi coordenador do subprojeto PIBID/Química/Pontal de 2010 a 2018. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Química, experimentação, inclusão e dificuldades conceituais.

Mirela Macêdo Custódio , Universidade Federal de Uberlândia

Licencianda em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia - campus Pontal.

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Teixeira Júnior, J. G., & Macêdo Custódio , M. (2022). Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 64–84. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6174