Desafiados pelo vírus: o ensino remoto de urbanismo

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência no ensino de urbanismo, no chamado Ensino Emergencial Remoto, na Universidade Federal do Tocantins, durante a pandemia de covid-19. Trata-se de um registro da empreitada que foi conhecer e lecionar em plataformas virtuais, conteúdos que antes só se trabalhava no ensino presencial. A partir da adaptação de metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), por meio de leituras, discussões, ateliês digitais e atividades voltadas para o ambiente virtual, foi possível concluir a contento a missão, transmitindo conhecimentos e motivando os alunos.

Biografia do Autor

Ricardo Batista Bitencourt, Universidade Federal do Tocantins

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestre (2005) e doutor (2020) pela Universidade de Brasília, com pesquisas relacionadas à história, à forma da cidade e ao planejamento. Atuou como orientador e coordenador do curso de arquitetura e urbanismo, além de consultor nas áreas de projeto arquitetônico, planejamento urbano, meio ambiente, saneamento e transportes em diversas cidades. Integra o Grupo de Pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização (DIMPU-UnB-CNPQ) e atua como pesquisador e professor de ensino superior.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Batista Bitencourt, R. (2022). Desafiados pelo vírus: o ensino remoto de urbanismo . SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 82–99. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6191