Construindo comunidade no ensino e aprendizado de Português como língua estrangeira online: Reflexões e Lições de dois epicentros da pandemia

Autores

Resumo

Como resultado da pandemia global do Covid-19, alunes e docentes no mundo inteiro tiveram que encarar o desafio de ensinar e aprender online.  Este artigo é uma documentação e reflexão das adaptações feitas no programa de Português da Pitzer College, um liberal arts college na California neste contexto. O foco é o trabalho desenvolvido em conjunto com uma Fulbright Foreign Language Assistant em modalidade remota. O texto discute a criação e implementação de práticas e ferramentas para aulas virtuais dentro do marco de ensino e aprendizado de língua baseado em comunidades que caracteriza o programa.

Biografia do Autor

Danielli Marafigo Arpino, Fulbright Foreign Language Teaching Assistant- Pitzer College

Danielli Marafigo Arpino (Fulbright Foreign Language Teaching Assistant 2020-2022)

Professora, licenciada em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduanda em Filosofia pela mesma universidade. É professora de PLA (Português Língua Adicional) há sete anos, tendo atuado como professora de PLA no Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS por seis anos. No PPE adquiriu muita experiência na elaboração de materiais didáticos para PLA num ambiente de trabalho colaborativo e de formação contínua dos professores. Na sala de aula busca sempre propiciar um ambiente acolhedor e seguro para os alunos promovendo emoções positivas e significativas que enriqueçam o processo de aprendizagem.

Juanita Aristizabal, Pitzer College

Juanita C. Aristizábal (Pitzer College)

PhD, Yale University, 2011. Professora Associada de Línguas, Literaturas, e Culturas na Pitzer College em Claremont, CA, onde ensina Espanhol e Português como língua estrangeira e culturas latinoamericanas. Entre as suas publicações estão vários artigos sobre literatura e cultura Colombiana e um livro sobre a obra do escritor Fernando Vallejo titulado Fernando Vallejo a contracorriente (Beatriz Viterbo Editora, 2015). Os seus interesses também incluem a área de pedagogia para línguas e culturas com ênfase em metodologias baseadas em comunidades. Nesta área foi co-autora de um artigo sobre a criação de um intercâmbio linguístico e cultural virtual com alunes de inglês no Brasil: Aristizábal, J. C., & Welch, P. M. (2017). Rio de Janeiro to Claremont: Promoting Intercultural Competence Through Student-Driven Online Intercultural Exchanges. Hispania, 100(2), 225-238.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Marafigo Arpino, D., & Aristizabal, J. (2022). Construindo comunidade no ensino e aprendizado de Português como língua estrangeira online: Reflexões e Lições de dois epicentros da pandemia. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 100–118. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6220