Community-building in Online Brazilian Portuguese Teaching and Learning: Reflections and Lessons from Two Pandemic Epicenters

Authors

Abstract

As a result of the Covid-19 pandemic, students and faculty across the globe had to face the challenge of teaching and learning online. This article documents and reflects on the adaptations made to the Portuguese Program at XXXX, a small liberal arts college in, in this context. The focus is the work developed remotely and in collaboration with a Portuguese Fulbright Foreign Language Teaching Assistant. The text discusses the creation and implementation of practices and tools for online language courses within the framework of the program’s community-based approach to language teaching and learning. 

Author Biographies

Danielli Marafigo Arpino, Fulbright Foreign Language Teaching Assistant- Pitzer College

Danielli Marafigo Arpino (Fulbright Foreign Language Teaching Assistant 2020-2022)

Professora, licenciada em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduanda em Filosofia pela mesma universidade. É professora de PLA (Português Língua Adicional) há sete anos, tendo atuado como professora de PLA no Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS por seis anos. No PPE adquiriu muita experiência na elaboração de materiais didáticos para PLA num ambiente de trabalho colaborativo e de formação contínua dos professores. Na sala de aula busca sempre propiciar um ambiente acolhedor e seguro para os alunos promovendo emoções positivas e significativas que enriqueçam o processo de aprendizagem.

Juanita, Pitzer College

Juanita C. Aristizábal (Pitzer College)

PhD, Yale University, 2011. Professora Associada de Línguas, Literaturas, e Culturas na Pitzer College em Claremont, CA, onde ensina Espanhol e Português como língua estrangeira e culturas latinoamericanas. Entre as suas publicações estão vários artigos sobre literatura e cultura Colombiana e um livro sobre a obra do escritor Fernando Vallejo titulado Fernando Vallejo a contracorriente (Beatriz Viterbo Editora, 2015). Os seus interesses também incluem a área de pedagogia para línguas e culturas com ênfase em metodologias baseadas em comunidades. Nesta área foi co-autora de um artigo sobre a criação de um intercâmbio linguístico e cultural virtual com alunes de inglês no Brasil: Aristizábal, J. C., & Welch, P. M. (2017). Rio de Janeiro to Claremont: Promoting Intercultural Competence Through Student-Driven Online Intercultural Exchanges. Hispania, 100(2), 225-238.

Published

2022-05-27

How to Cite

Marafigo Arpino, D., & Juanita. (2022). Community-building in Online Brazilian Portuguese Teaching and Learning: Reflections and Lessons from Two Pandemic Epicenters. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 100–118. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6220