Desafios da educação a distância on-line
como promover a expansão de um ensino de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6227Resumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios educacionais perante às limitações sociais, econômicas e geográfica da Educação a Distância (EaD) e a inclusão dessa modalidade no Ensino Superior Brasileiro. Para isso, parte-se da premissa em discutir acerca do breve histórico da EaD, bases legais, e a sua relevância social como requisito para a promoção da democratização do conhecimento e ao acesso do ensino superior de qualidade. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como suporte livros, artigos científicos, repositórios e plataformas institucionais, e websites nacionais e internacionais, revisitando autores e instituições intrínsecos à área como Ministério da Educação, Almeida e Rubim (2004), Parhar e Mishra (2006), Romero (2010), Andrade e Pereira (2012), Macedo e Begmann (2018), logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Conclui-se que, a Educação a Distância exerce um importante papel ao possibilitar que, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, haja uma expansão do ensino, em que os estudantes possam compartilhar de um aprendizado significativo e dinâmico, tornando-o protagonista da sua formação, além disso, aponta-se ainda, novas ações para o fortalecimento desta modalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.