Desafios da educação a distância on-line

como promover a expansão de um ensino de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6227

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios educacionais perante às limitações sociais, econômicas e geográfica da Educação a Distância (EaD) e a inclusão dessa modalidade no Ensino Superior Brasileiro. Para isso, parte-se da premissa em discutir acerca do breve histórico da EaD, bases legais, e a sua relevância social como requisito para a promoção da democratização do conhecimento e ao acesso do ensino superior de qualidade. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como suporte livros, artigos científicos, repositórios e plataformas institucionais, e websites nacionais e internacionais, revisitando autores e instituições intrínsecos à área como Ministério da Educação, Almeida e Rubim (2004), Parhar e Mishra (2006), Romero (2010), Andrade e Pereira (2012), Macedo e Begmann (2018), logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Conclui-se que, a Educação a Distância exerce um importante papel ao possibilitar que, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, haja uma expansão do ensino, em que os estudantes possam compartilhar de um aprendizado significativo e dinâmico, tornando-o protagonista da sua formação, além disso, aponta-se ainda, novas ações para o fortalecimento desta modalidade.

Biografia do Autor

Manuella Marinho Ferreira, Universidade Federal de Roraima

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Biblioteconomia e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Profissional Bibliotecária na Universidade Federal de Roraima. Tem experiência e competência na área de Ciência da Informação, com ênfase no ensino híbrido e TICs, gestão da informação ambiental, bibliotecas digitais/repositórios temáticos e institucionais, além da interoperabilidade informacional. Também atua como consultora Ad Hoc em instituições de ensino e está associada como docente colaboradora, da Escola Agrotécnica, da Universidade Federal de Roraima. 

Downloads

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Santos, H. S. dos, & Ferreira, M. M. . (2022). Desafios da educação a distância on-line: como promover a expansão de um ensino de qualidade. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 3–21. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6227