O uso de ferramentas tecnológicas na construção de narrativas textuais nos anos iniciais, possibilidades pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7442

Resumo

O presente estudo é produto da inquietude do chão da escola e é parte da pesquisa de mestrado em Novas Tecnologias Digitais, onde  buscou observar as dificuldades de trabalhar tanto as habilidades e competências da escrita narrativa que constam na Base Nacional Comum Curricular (2017), quanto o modo de tornar este conhecimento atrativo aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. Criando sequências didáticas com o uso de ferramentas tecnológicas para a prática dos professores, viabilizando a junção entre as produções narrativas dos alunos, tornando-as mais atrativas, criativas e protagonista. Junto com a avaliação dos materiais produzidos no percurso da pesquisa como: a sequência didática e o e-book, pela perspectiva dos pares. Considera-se, assim, a formulação de estratégias que diminua a dificuldade tecnológica quanto à instrumentalização dos professores no uso das plataformas sugeridas e à falta de alguns recursos tecnológicos, com a flexibilização dos recursos, conforme observado pelos professores.

Biografia do Autor

Luciana Souza, SME-RJ/Unicarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca), Licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Atua como Coordenadora Pedagógica na SME-RJ.

Sheila Arantes, Unicarioca

Doutoranda em Informática (UFRJ), professora do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca), pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Gestão Escolar (UBM) e em Psicopedagogia Institucional (UCB), graduada em Pedagogia (UniverCidade)

Antônio Carlos de Abreu Mol, Coppe Nuclear/UFRJ

Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D, cientista do Estado do Rio de Janeiro - Faperj, doutor em Engenharia Nuclear (Coppe Nuclear/UFRJ), mestre em Engenharia Nuclear (Coppe Nuclear/UFRJ), graduado em Engenharia Eletrônica (UFRJ), professor adjunto da UniCarioca nos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, coordenador do Núcleo de Computação Aplicada (Nucap).

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Jesus de Souza, L., da Silva Ferreira Arantes, S., & Carlos de Abreu Mol, A. (2023). O uso de ferramentas tecnológicas na construção de narrativas textuais nos anos iniciais, possibilidades pedagógicas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(1), 101–123. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7442