A metodologia do Projeto Integrador desenvolvida em cursos de Licenciatura da UNIVESP

uma análise praxeológica do método de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7481

Resumo

A adoção do Projeto Integrador (PI) como prática como componente curricular nas licenciaturas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) é uma abordagem inovadora que articula os conteúdos teóricos do curso com a realidade, promovendo o contato dos estudantes com contextos reais e a prática na resolução de problemas. Neste artigo, propomos uma análise praxeológica dos elementos constitutivos da metodologia desenvolvida no PI dos cursos de licenciatura da UNIVESP, com enfoque no papel dos licenciandos. Através de uma análise detalhada, buscamos contribuir para a compreensão dessa metodologia, fornecendo uma referência para avaliar possíveis modificações e adaptações em projetos integradores desenvolvidos em outros contextos educacionais, mantendo sua essência e concepção original. Os resultados dessa pesquisa podem ser relevantes para pesquisadores e educadores interessados em abordagens inovadoras de ensino-aprendizagem na formação de professores em contextos educacionais de ensino à distância.   

Biografia do Autor

Jéssica Miranda e Souza, USP

Doutoranda em Ensino de Ciências – modalidade Ensino de Física no Programa Interunidades em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo, mestre em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Itajubá (2018) e licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista (2015). Pesquisa os processos de inovação na formação de professores e Tecnologias da Informação e Comunicação na educação.

Daniela Atães de Oliveira, UNICAMP

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Campinas. Complementou seus estudos em intercâmbio na National Research University, Higher School of Economics, na Rússia. Atualmente, é doutoranda em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas, mesmo programa em que realizou o mestrado. Além disso, é pesquisadora associada do Laboratório de Estudos de Ensino Superior (LEES).

Terezinha Iolanda Ayres-Pereira, USP

Doutoranda em Ensino de Química no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo, com os temas Processo de reflexão orientada e abordagem CTSA, sob orientação da Profª. Drª. Maria Eunice Ribeiro Marcondes. Mestre em Ensino de Química pelo Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. É especialista em Ensino de Ciências por Investigação pela UFMG; Especialista em Educação pela Faculdade Pitágoras; Especialista em Ensino de Ciências pela UFV e Licenciada Plena em Química pela Fundação Percival Farquhar. Professora aposentada na Educação Básica, atuou também como professora de Físico-química na UNIVALE-GV e professora de Química Geral e de Instrumentação para o Ensino de Química na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Estadual de Minas Gerais. É membro do GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Natália Carvalho Rosas Quinquiolo, USP

Doutoranda em Ciências - Ensino de Biologia no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências (2019) pela mesma instituição no Programa de Projetos Educacionais em Ciências - EEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (2018), além de especialização em Psicopedagogia. Atuou como professora de ensino fundamental II e Médio, nas áreas de Ciências, Biologia, Física e Química e como facilitadora pela UNIVESP. Produziu material para pós-graduação (gravação e leitura crítica). Pesquisa e trabalha identidade docente, atuando como professora nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Anhanguera e como professora da Educação Básica da rede municipal de Taubaté.

Mauricio dos Santos Matos, USP

Professor Associado do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP/USP. É pesquisador da área de Ensino de Ciências, com Livre-docência na Área de Ensino de Ciências, pós-doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona- Espanha, doutorado “sanduiche” em Ciências pela Universidade Católica de Leuven (Bélgica/USP). É orientador do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Miranda e Souza, J., Atães de Oliveira, D., Ayres-Pereira, T. I., Carvalho Rosas Quinquiolo, N., & dos Santos Matos, M. (2023). A metodologia do Projeto Integrador desenvolvida em cursos de Licenciatura da UNIVESP: uma análise praxeológica do método de ensino. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(1), 39–61. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7481