Hábitos de estudo e estratégias de aprendizagem

Um olhar sobre os procedimentos de estudo dos alunos do ensino secundário geral

Autores

  • Joao Francisco de Carvalho Choe Universidade Pungue - Chimoio

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7493

Resumo

Esta pesquisa intitulada Hábitos de Estudo e Estratégias de Aprendizagem e teve como objetivo central analisar o modo como os hábitos de estudos e estratégias de aprendizagem adotados em casa, tanto na escola pelos alunos do ensino secundário geral, da 8ª a 12ª classe impactam no desempenho dos alunos.  Em termos metodológicos, o presente trabalho adoptou uma abordagem quantitativa e o questionário como a técnica de recolha de dados. Para isso, apresenta-se o estudo empírico realizado com 250 alunos da 8ª a 12ª classe e de ambos sexos com idades compreendidas entre 13 a 17 anos ou mais. Em termos de conclusões, os resultados revelam que os alunos da 10ª e 12ª classe são os que apresentam níveis mais elevados de hábitos de estudo e estratégias de aprendizagem do que os das classes inferiores desse mesmo ciclo de ensino. E os maus hábitos associadas com estratégias incorretas de gestão de tempo impactam negativamente no desempenho escolar por parte dos alunos.

 

Biografia do Autor

Joao Francisco de Carvalho Choe, Universidade Pungue - Chimoio

Licenciado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica - Delegação de Quelimane; Mestre em Educação / Psicologia Educacional pela Universidade Licungo – Quelimane; Doutorando em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Maputo. Atualmente docente da Universidade Púnguè – Chimoio-Moçambique.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Choe, J. F. de C. (2023). Hábitos de estudo e estratégias de aprendizagem: Um olhar sobre os procedimentos de estudo dos alunos do ensino secundário geral. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(1), 1–20. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7493