A midiatização sócio-técnica das produções artístico-educativas na escola: por uma perspectiva semiótica-discursiva no ensino das Artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8441

Palavras-chave:

Arte Educação, Semiótica, Dispositivos, Midiatização, Pandemia

Resumo

Após a pandemia, o uso de dispositivos para produção de trabalhos de arte se intensificou e a escola passou a adotar cada vez mais recursos tecnológicos como estratégia de ensino. O fato dos jovens serem produtores na cultura digital em uma sociedade midiatizada, tornou incompatível o modelo escolar atual, gerando uma crise da qual se torna necessário repensarmos as práticas de gestão das aulas. A Arte Educação pode se apoiar nas pesquisas da Semiótica afim de problematizar e oferecer leituras de imagens mais condizentes com a realidade cotidiana dos alunos e com os atuais fenômenos midiáticos. Temos como aporte teórico, pesquisadores como Santaella (1996), Verón (1987, 2013, 2014) e Sibilia (2012), que nos apontam caminhos e fomentam debates em torno da importância de um desenvolvimento crítico a respeito dos efeitos da linguagem e dos discursos midiáticos, impactando especialmente na formação juvenil escolar.

Biografia do Autor

Mirele Brant, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET - MG

Doutoranda em Estudos de Linguagens no Programa de Pós-Graduação (POSLING) do Cefet – MG, na linha Discurso, Mídia e Tecnologia. Mestre em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB). Realizando o doutorado sanduíche na Universidad Nacional de las Artes (UNA) em Buenos Aires, Argentina.

Federico Buján, Universidad Nacional de las Artes (UNA)

Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario (UNR, Argentina). Professor titular na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosario. Professor e pesquisador na Universidade Nacional das Artes (UNA). Professor responsável de cátedra no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de San Andrés (UdeSA).

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Acesso em: 10 jan. 2024

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Castanheira Brant, M., & Buján, F. (2024). A midiatização sócio-técnica das produções artístico-educativas na escola: por uma perspectiva semiótica-discursiva no ensino das Artes. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(1), 16–27. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8441