A midiatização sócio-técnica das produções artístico-educativas na escola: por uma perspectiva semiótica-discursiva no ensino das Artes
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8441Palavras-chave:
Arte Educação, Semiótica, Dispositivos, Midiatização, PandemiaResumo
Após a pandemia, o uso de dispositivos para produção de trabalhos de arte se intensificou e a escola passou a adotar cada vez mais recursos tecnológicos como estratégia de ensino. O fato dos jovens serem produtores na cultura digital em uma sociedade midiatizada, tornou incompatível o modelo escolar atual, gerando uma crise da qual se torna necessário repensarmos as práticas de gestão das aulas. A Arte Educação pode se apoiar nas pesquisas da Semiótica afim de problematizar e oferecer leituras de imagens mais condizentes com a realidade cotidiana dos alunos e com os atuais fenômenos midiáticos. Temos como aporte teórico, pesquisadores como Santaella (1996), Verón (1987, 2013, 2014) e Sibilia (2012), que nos apontam caminhos e fomentam debates em torno da importância de um desenvolvimento crítico a respeito dos efeitos da linguagem e dos discursos midiáticos, impactando especialmente na formação juvenil escolar.
Referências
FAUSTO NETO, A. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Matrizes, São Paulo: n. 2, p.89-105, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p89-105 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38194 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p89-105
Acesso em: 10 jan. 2024
MARTINS, R; TOURINHO, I. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160206
PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, v. 1, 1999.
ROCHA, E; PEREIRA, C. Sociabilidade e novas tecnologias: os significados do consumo entre os jovens. In: ROCHA, E; PEREIRA, C. (org). Cultura e experiência midiática. PUC-Rio, Rio de Janeiro: v. 1 p. 15-37, 2014.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TRAVERSA, Oscar. Aproximaciones a la noción de dispositivo. Signo y Seña. n. 12, Buenos Aires: p. 231 - 247, 2001. DOI: https://doi.org/10.34096/sys.n12.5612 Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/5612 Acesso em: 15 jan. 2024
VERÓN, E. La semiosis social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona: Gedisa, 1987.
VERÓN, E. La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós, 2013.
VERÓN, E. Teoria da Midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequencias. Matrizes, São Paulo: n.1, p. 13-19, 2014.
VOLNOVICH, Y. Asedios y resistencias: algunas perspectivas para pensar la cultura digital desde la educación artística. In: Augustowsky, G [et al.] Territorios de la educación artística en diálogo, Buenos Aires: UNA, 2023. E-book. Disponível em: https://formaciondocente.una.edu.ar/noticias/se-lanza-el-libro-territorios-de-la-educacion-artistica-en-dialogo_40418 Acesso em: 19 jan. 2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.