O letramento digital e a prática docente durante a pandemia

a voz e a vez do professor

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Jhennifer Lima de Souza Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8491

Palavras-chave:

letramento digital; ensino remoto; leitura; ensino e aprendizagem

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes em diversas ações do cotidiano e, com o advento da pandemia mundial ocasionada pelo Covid-19, essas tecnologias se tornaram indispensáveis para manter a continuidade do ensino. Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre o nível do letramento digital de professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais para o desenvolvimento da prática docente de leitura atendendo ao proposto pela Base Nacional Curricular Comum (2018) em relação à leitura, durante as aulas on-line no período de aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa - bibliográfica e pesquisa exploratória com base em questionário on-line para professores de língua portuguesa em uma escola pública de Guarulhos. As reflexões trazidas permitem afirmar que os professores ainda têm dificuldades em utilizar os recursos das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo em atividades de leitura.

Referências

ALCICI, Sonia. A escola na sociedade moderna. In: ALMEIDA, Nanci; MANFREDINI, Benedito; ALCICI, Sonia. Tecnologia na escola: Abordagem pedagógica e abordagem técnica.1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ALMEIDA, Nanci; MANFREDINI, Benedito; ALCICI, Sonia. Tecnologia na escola: Abordagem pedagógica e abordagem técnica.1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2018.

BRUM, Maísa Helena.; FUZER, C. Representações de letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 161–184, 2019. DOI: 10.26512/rhla.v18i1.23513. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23513.>Acesso em: 11 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.23513

COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana. (org.) Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

COSCARELLI, Carla. (org.) Tecnologias para aprender. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DUDENEY, Gavin, HOCKLY, Nicky, PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.

GERALDI, Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas. APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

PEREIRA, Antônio. A educação não formal e educação social na ordem do dia: entre conflitos e possibilidades educativas. Revista Metáfora Educacional. V. 15, v. 1. Feira de Santana, BA, dez/2013.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias - provocações para a sala de aula. SP: Parábola, 2021.

RIBEIRO, Ana Elisa. Novas tecnologias para ler e escrever. BH: RHJ Editora, 2012.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

ZACHARIAS, Valéria. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla. (org.) Tecnologias para aprender. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Silva, S. L., & Lima de Souza, J. (2024). O letramento digital e a prática docente durante a pandemia: a voz e a vez do professor. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(1), 28–45. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8491