Estratégias de uma pesquisa sobre culturas indígenas: o uso do WhatsApp como recurso para produção de dados

Autores

  • Nilva Heimbach

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4604

Palavras-chave:

Pesquisa. Culturas indígenas. WhatsApp. Professores de Arte.

Resumo

O artigo propõe argumentar sobre o uso do recurso WhatsApp como ferramenta possível para pesquisa em educação. Apresenta os passos percorridos em uma investigação sobre culturas indígenas na Disciplina de Arte, obrigatória em decorrência da Lei 11.645/2008. Constata-se que o recurso é apropriado para produção de dados, por oportunizar a comunicação sincrônica ou assincrônica, favorecendo o diálogo com os entrevistados  em tempos e espaços diferenciados, proporcionando que pesquisador e sujeitos da pesquisa estejam em campo em momentos distintos. O recurso tecnológico possibilitou discutir as percepções dos professores de Arte, suas propostas e as dificuldades encontradas com o tema culturas indígenas.

Biografia do Autor

Nilva Heimbach

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), graduação em Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2018), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2019). Atualmente é professor convocado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professor da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura indígena, artesanato regional, ensino de arte, apreciação estética, exposição e interculturalidade, currículo, colonialidade.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Heimbach, N. (2020). Estratégias de uma pesquisa sobre culturas indígenas: o uso do WhatsApp como recurso para produção de dados. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 83–98. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4604