Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5030

Keywords:

Isolamento social. Mulheres, Pesquisa científica, Sentir, Tecnologia

Abstract

 O isolamento social provocado pela Covid-19 trouxe uma espécie de disrupção em nossas vidas. Reinventar-nos neste processo ao mesmo tempo em que a vida nos convida a reflexão esta posto dentro do que compreendemos ser o estilo desta época – o estético. Assim, este artigo intenciona buscar horizontes na perspectiva do ideal comunitário, na cultura do sentir, na cultura do cuidado e como todos nós estamos enredados pelo tecnológico a partir do contexto da cultura digital, na qual se forma a sociedade em rede. Para observar o que está ocorrendo do lado de cá do isolamento social de uma pós-graduanda, refletimos sobre a utilização do celular, um artefato tecnológico muito presente na vida dos indivíduos. Ao contemplar o mundo, pensando em suas complexidades, nos damos a possibilidade de renegociar as condições postas neste cenário de intensas reformulações sociais. 

Author Biographies

Aliana França Camargo Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universisdade Federal de Mato Grosso. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação - LêTece.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e docente associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – LêTECE.

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Published

2021-02-12

How to Cite

Camargo Costa, A. F., & Alonso, K. M. (2021). Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 287–307. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5030

Issue

Section

Dossiê