Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5030

Palavras-chave:

Isolamento social. Mulheres, Pesquisa científica, Sentir, Tecnologia

Resumo

 O isolamento social provocado pela Covid-19 trouxe uma espécie de disrupção em nossas vidas. Reinventar-nos neste processo ao mesmo tempo em que a vida nos convida a reflexão esta posto dentro do que compreendemos ser o estilo desta época – o estético. Assim, este artigo intenciona buscar horizontes na perspectiva do ideal comunitário, na cultura do sentir, na cultura do cuidado e como todos nós estamos enredados pelo tecnológico a partir do contexto da cultura digital, na qual se forma a sociedade em rede. Para observar o que está ocorrendo do lado de cá do isolamento social de uma pós-graduanda, refletimos sobre a utilização do celular, um artefato tecnológico muito presente na vida dos indivíduos. Ao contemplar o mundo, pensando em suas complexidades, nos damos a possibilidade de renegociar as condições postas neste cenário de intensas reformulações sociais. 

Biografia do Autor

Aliana França Camargo Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universisdade Federal de Mato Grosso. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação - LêTece.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e docente associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – LêTECE.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Camargo Costa, A. F., & Alonso, K. M. (2021). Mulheres, pesquisa e produção científica em tempos de isolamento social: entre o sentir, o cuidar e o tecnológico. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 287–307. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5030