Cuidados e Educação na pandemia: Uma abordagem a partir dos feminismos latino-americanos

Autores

  • Paola Bonavitta Universidade Nacional de Córdoba, Argentina
  • Amanda Motta Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE/FURG
  • Desirée Pires Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5104

Palavras-chave:

Mulheres. Pandemia. Cuidados. Educação. Feminismos.

Resumo

A pandemia da COVID-19 nos confrontou com realidades inesperadas, mas também com outras as quais os feminismos denunciam há décadas. Entre elas, o fato de ocuidado terestado majoritariamente a cargo da mulher, de maneira desigualmente distribuída. Desse modo, enquanto tudo mudava abruptamente para virtualidade (trabalho, educação, entretenimento, atividades recreativas, entre outros), as mulheres tiveram que realizar diversas tarefas de trabalho profissional, doméstico e de cuidado simultaneamente. Assim, no mesmo espaço e tempo, tiveram que cuidar e acompanhar os seus filhos/as com as tarefas da escola, higienizar os espaços, trabalhar remotamentepara o sustento da renda e prever a organização do lar diariamente. Neste ensaio,refletimos, do ponto de vista feminista e latino-americano, sobre as travessias que as mulheres têm enfrentadodiante da sobrecarga de trabalho e das responsabilidades na atual conjuntura de pandemia.

Biografia do Autor

Paola Bonavitta, Universidade Nacional de Córdoba, Argentina

Doutora em Estudos Sociais na América Latina, Mestra em Sociologia, Graduada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Especialista em Feminismos Políticos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Professora universitária e pesquisadora.

Amanda Motta Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE/FURG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FURG e docente do Departamento de Educação da mesma instituição. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS; foi bolsista CAPES durante (2009-2015) e realizou estágio de doutoramento na Universidad Autónoma Metropolitana del México - UAM, no departamento de Antropologia. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: Feminismo, Educação Popular, Arte Popular e desigualdades sociais. Contato: motta.amanda@gmail.com

 

Desirée Pires, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Graduada em História Licenciatura pela mesma universidade.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Bonavitta, P., Castro, A. M., & Pires, D. (2021). Cuidados e Educação na pandemia: Uma abordagem a partir dos feminismos latino-americanos. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 34–51. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5104