Afazeres da docência na Educação Infantil: atravessamentos nas trajetórias pessoais e profissionais em tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5105Palavras-chave:
Infância, Pandemia, Docência, MaternidadeResumo
Busca-se problematizar as (im)possibilidades da docência na Educação Infantil tendo em vista a situação de Pandemia que impôs a utilização da tecnologias às redes de Educação Básica. Na Educação Infantil há processos pedagógicos impensáveis sem a presença, o toque, as relações das crianças entre elas mesmas. Outro aspecto destacado é o da predominância da mulher na docência com as crianças pequenas, o que faz com que se relacionem mais efetivamente, nesse tempo, a docência e a maternidade, visto que fomos impelidas a desempenhar de forma concomitante os afazeres de mães e de professoras. Dessa forma, nos propomos a pensar como tanto a Educação de crianças pequenas, quanto a docência na Educação Infantil está sendo atravessada pela situação de distanciamento social. Contamos com a análise descritiva e reflexiva de algumas situações que envolvem a experiência docente e a maternidade, demonstrando algumas convicções que estão sendo desenhadas nesse contexto.
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; FOCHI, Paulo Sergio . O desafio da pesquisa com bebês e crianças bem pequenas. Anais. Caxias do Sul: ANPEDSUL, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1234/318> Acesso em: 28 de Julho de 2020
BARRETO, Angela Maria Rabelo Ferreira. Situação atual da Educação Infantil no Brasil. In: MEC/CEF. Subsídios para reconhecimento e funcionamento da Educação Infantil. Brasília, 1998.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. Resolução sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Aprovada em 17 de dezembro de 2009.
EMEF Sérgio Lopes. Carta de Intenções da Educação Infantil. Por uma Educação Infantil pública e de qualidade que respeite os direitos das crianças.Santa Maria: SMED, 2020.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LIMA, Graziela Escandiel de. Cotidiano e trabalho pedagógico na Educação de crianças pequenas: produzindo cenários para a formação de pedagogos. PUCRS: Porto Alegre, 2010. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 5ªed. São Paulo: Cortez, Brasília,DF: UNESCO, 2002.
MORIN, Edgar. Fraternidade para resistir a crueldade do mundo.São Paulo: Pallas Athena, 2019.
NÓVOA, Antônio. Docência em Tempo de Pandemia. Canal UFSM, 15 de Abril de 2020. Disponível em <https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ce/2020/04/13/webconferencia-docencia-em-tempos-de-pandemia/>. Acesso em: 15 de Abril 2020
SANTA MARIA. Resolução 41 de 3 de julho de 2020.. Regulamenta as ações orientadas não presenciais na educação Infantil e no Sistema Municipal de Santa Maria.
SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020, 32 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.