Duração das aulas em tempos de COVID-19 e qualidade de desempenho docente na Escola Secundária Chinhamapere, em Manica-Moçambique

Autores

  • Calton Armindo Mahoche Universidade Púngue
  • Fernando Chongo Universidade Púnguè

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i2.6992

Resumo

A crise sanitária mundial, provocada pela Covid-19, tem estado a catalisar a ocorrência de mudanças nas práticas escolares em Moçambique. Fecham-se e reabrem-se escolas, reduz-se o tempo de permanência na sala de aulas, seguindo-se um paradigma inusitado, que tem sido justificado pala necessidade de cada vez mais distanciamento físico entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo analisar a influência da atual duração das aulas na qualidade de desempenho docente na Escola Secundária Chinhamapere, no distrito de Manica, província do mesmo nome, em Moçambique. Em termos de metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que participaram 7 professores, inquiridos intencionalmente por entrevista semiestruturada entre abril e junho de 2021. Da análise feita aos dados recolhidos concluiu-se que a redução da duração das aulas influencia negativamente na qualidade do desempenho docente e, esta propicia o fraco nível de aprendizagem dos alunos na Escola Secundária Chinhamapere.    

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Mahoche, C. A., & Chongo, F. (2023). Duração das aulas em tempos de COVID-19 e qualidade de desempenho docente na Escola Secundária Chinhamapere, em Manica-Moçambique. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(2), 15–35. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i2.6992