As contribuições do Letramento Digital frente ao processo de alfabetização

possibilidades, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7483

Resumo

Este ensaio objetiva abordar o letramento digital no espaço escolar destacando suas contribuições frente ao processo de alfabetização, levando-se em consideração que, por meio dos recursos tecnológicos, o discente tem acesso às mais diversas situações comunicativas do uso da língua com vistas à potencialização desse processo. Estruturalmente, o ensaio, na sua parte introdutória, discorre sobre alfabetização, letramento digital e suas possibilidades, mas também seus desafios diante da realidade social contemporânea. Depois, apresentamos uma breve discussão sobre as contribuições do letramento digital no contexto escolar; segue-se a discussão, dedicando-se a discutir a alfabetização e as contribuições do letramento digital no processo de ensino e aprendizagem. Finalizamos o texto elaborando uma análise crítico-reflexiva frente ao letramento digital tendo em vista o processo de alfabetização em que este desenvolve a capacidade de leitura e escrita do sujeito, de modo a torná-lo interessado em aprender quanto a essas habilidades, de forma autônomo e emancipada.

Biografia do Autor

Anneli Rodrigues Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Letras - Português (2009) e Graduação em Serviço Social (2016) ambas pela Universidade Tiradentes. Graduação em Pedagogia, pela Universidade Estácio de Sá. Graduação em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFS.

Jádisson Gois da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduação em Educação Física Licenciatura (2016) e Bacharelado (2018) pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe. Especialização em Saúde Mental em caráter de Residência Multiprofissional, pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Também possui especialização em Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, e especialização em Vigilância e Cuidado em Saúde no enfrentamento da COVID-19 e outras doenças virais pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Mato Grosso do Sul). Atualmente cursa Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) na Linha de Pesquisa: Tecnologias, Linguagens e Educação (Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES).

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Educação Física (2004) e Ciências Sociais (2012) ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Educação Física - Linha Teoria e Prática Pedagógica - por esta mesma universidade (2008), e doutorado em Educação - Linha Sociologia e História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (finalizado em agosto de 2018). Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Rodrigues Silva, A., Gois da Silva, J., & Mezzaroba, C. (2023). As contribuições do Letramento Digital frente ao processo de alfabetização: possibilidades, desafios e perspectivas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(1), 21–38. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7483