Diálogos com a Educação de Jovens e Adultos na Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.7823

Resumo

A pandemia de COVID-19 evidenciou desigualdades sociais que já eram observadas mesmo antes de seu surgimento. A possibilidade de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas é uma delas. A construção de uma sociedade mais igualitária passa pela vivência na escola, do adulto que não teve oportunidade de estudar e pelas possibilidades de acesso à informação e reflexão sobre sua própria condição, num processo libertador. O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência sobre o projeto de extensão: “Diálogos com a EJA, leitura de mundo, leitura da palavra, no percurso da cidadania”, realizado na Educação de Jovens e Adultos da E.M. Judith Lintz Guedes Machado, em um município de Minas Gerais que buscou promover a interação escolar entre estudantes de pedagogia, professores e alunos, no ambiente virtual em tempos de pandemia. A construção e desenvolvimento do projeto fundamentou-se na perspectiva dialógica de Paulo Freire utilizando temáticas inerentes à realidade dos alfabetizandos. Conclui-se que desenvolver a alfabetização por meio do diálogo com os jovens e adultos através das redes digitais foi um processo desafiador para a inclusão desses alunos.

Biografia do Autor

Elizabete Ramalho Procópio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Elizabete Ramalho Procópio: Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases , Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Leopoldina

Ariane Chiconelli Malta Beata, Universidade do Estado de Minas Gerais

Ariane Chiconelli Malta Beata: Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Leopoldina; Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Maria Júlia Félix Ramalho , Universidade do Estado de Minas Gerais

Maria Júlia Félix Ramalho: Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Leopoldina; Pós graduação em educação especial e inclusive pela universidade Cesumar - Unicesumar

Ana Paula Gouvêa Chiconeli, Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Paula Gouvêa Chiconeli: Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio De Sa - Campus Vila Velha, Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Leopoldina, Pós graduação em Políticas Educacionais e Educação Democrática pela Universidade Cesumar - Unicesumar ; graduanda em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Doctum - Campus Leopoldina.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Ramalho Procópio, E., Chiconelli Malta Beata, A., Félix Ramalho , M. J., & Gouvêa Chiconeli, A. P. (2024). Diálogos com a Educação de Jovens e Adultos na Pandemia . SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(1), 3–15. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.7823