EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMG CARANGOLA

Autores

Resumo

Ao se trabalhar temas complexos na disciplina de Biologia,  como Educação sexual, grandes dificuldades são relatadas.  Percebemos que na formação de professores faltam propostas para a construção de uma visão crítica e aberta ao diálogo, principalmente em cursos de Ciências Biológicas. Este trabalho teve como objetivo analisar quais as dificuldades traçadas pelos acadêmicos em uma aula sobre educação sexual nas escolas e entender os desafios que o tema propõe. Os resultados mostraram que os educandos ainda encontram dificuldades em relacionar este assunto com seu cotidiano, em levar as informações para a família e ainda relatam que a forma como o assunto é debatido causa conflitos. Demonstram ainda que as escolas ainda não estão preparadas para um debate construtivista e que a função do educador em Biologia assume relevância significativa na vivência do tema

Biografia do Autor

Alexandre Horácio Couto Bittencourt, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Especialista em Gestão e Implementação em EAD pela Universidade Federal Fluminense(2015) e atualmente Doutorando em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-Campos dos Goitacazes-RJ). Atua como professor da Faculdade de Minas Faminas, desde 2004, ministrando aulas nos cursos de graduação na área de saúde e pós-graduação. Atua como Coordenador de Pesquisa desde 2007, bem como Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAMINAS Muriaé. Desde 2014, atua na Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Carngola como Coordenador de Pesquisa e Professor nos Cursos de Ciências Biológicas e Administração. Membro parecerista do COEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA e participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Biodiversidade e Conservação da Zona da Mata Mineira. Possui experiência nas áreas de Biologia Celular e Estrutural, Farmacobotânica e Farmagonosia, Fitoquímica e Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisas com plantas em atividades biocidas, Plantas com potencial terapêutico no combate a inflamações, educação ambiental e arborização urbana e Ensino e aprendizagem aplicado às novas tecnologias em educação. Detentor e responsável do domínio alexandrebittencourt.com.br.

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Bittencourt, A. H. C. (2019). EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMG CARANGOLA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3425

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE