Os Professores-Autores de Gramática Científica da Cidade do Rio De Janeiro: Um Esboço Prosopográfico
Resumo
Este artigo investigou um grupo de professores de Língua Portuguesa da cidade do Rio de Janeiro que participaram do processo de renovação do ensino da referida disciplina, no final do século XIX, ao se tornaram autores das nomeadas gramáticas comparativas ou históricas. Nós desenvolvemos a pesquisa como um estudo prosopográfico sobre estes professores-autores, pois compreendemos que este grupo se constituiu como uma “nova geração” de gramáticos decariz científico em oposição à “geração tradicional”, resistente à mudança de um ensino formalista. Compreendemos a prosopografia como o estudo de “biografias coletivas”, ou seja, o estudo das características partilhadas por uma comunidade de atores sociais mediante a análise coletiva de suas vidas. Articulamos as contribuições de três áreas de investigação: Nova
História Política, História da Educação e História das Ideias Linguísticas. Nossa abordagem é documental, utilizamos fontes recolhidas e analisadas de diferentes acervos públicos da cidade do Rio de Janeiro.
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Publicado
2020-08-17
Como Citar
Silva, F. R. dos S., & Caseli, T. S. (2020). Os Professores-Autores de Gramática Científica da Cidade do Rio De Janeiro: Um Esboço Prosopográfico. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 2(1), 63–81. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5091
Edição
Seção
EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES