A Trajetória do Grupo Escolar Melo Viana no Circuito das Águas

Autores

  • Jardel Costa Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Leopoldina
  • Jefferson da Costa Moreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

Resumo

Este artigo faz parte de um projeto intitulado “Grupos Escolares no Circuito das Águas”, abrangendo as seguintes cidades mineiras: São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e Lambari. Especificamente este estudo tem como objetivo apresentar o processo de emancipação política da cidade de São Lourenço e relatar como conjuntamente deu-se a fundação da educação pública primária do Grupo Escolar Melo Viana. A metodologia adotada para a realização desta
pesquisa, baseou-se numa corrente de referências dentre as quais destacam o Arquivo Synésio Fagundes (Diretoria de Cultura de São Lourenço), entrevista com a pesquisadora Teresinha Maria Silveira Villela, jornais da época, entre outras fontes que compõem essa bacia historiográfica do município. Conclui-se, que este trabalho inaugura um movimento historiográfico que procura salvaguardar a memória dos Grupos Escolares no Circuito das Águas e consequentemente pretende contribuir no preenchimento de lacunas presentes na História da Educação Mineira.

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Publicado

17/08/2020

Como Citar

Pereira, J. C., & Moreira, J. da C. (2020). A Trajetória do Grupo Escolar Melo Viana no Circuito das Águas. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 2(1), 113–123. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5096