Uma análise sobre a Educação Física escolar do século XX: a promoção da saúde em foco
Resumo
A promoção da saúde na Educação Física Escolar brasileira tem sido potencializada desde o início do século XX. A abordagem vem se modificando de acordo com o modelo políticopedagógico que vigora no país. Na década de 1980, o momento de abertura política do Brasil propiciou as principais alterações no que concerne à educação e saúde. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente aspectos históricos da promoção da saúde na Educação Física Escolar brasileira, por meio de uma revisão de literatura. A relevância dos determinantes sociais e culturais foi o principal marco dentro dos recentes avanços na literatura, sobretudo porquestionar o modelo de aptidão física relacionada à saúde. Conclui-se que há a necessidade de uma conexão entre teoria e cotidiano escolar.
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Publicado
2020-08-17
Como Citar
Formoso, F. G., Silva, A. C., & Silva, G. da M. (2020). Uma análise sobre a Educação Física escolar do século XX: a promoção da saúde em foco. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 2(1), 82–94. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5097
Edição
Seção
EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES