Uma análise sobre a Educação Física escolar do século XX: a promoção da saúde em foco

Autores

  • Felipe Guaraciaba Formoso Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Alan Camargo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Secretarias Estadual e Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Gustavo da Motta Silva Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

Resumo

A promoção da saúde na Educação Física Escolar brasileira tem sido potencializada desde o início do século XX. A abordagem vem se modificando de acordo com o modelo políticopedagógico que vigora no país. Na década de 1980, o momento de abertura política do Brasil propiciou as principais alterações no que concerne à educação e saúde. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente aspectos históricos da promoção da saúde na Educação Física Escolar brasileira, por meio de uma revisão de literatura. A relevância dos determinantes sociais e culturais foi o principal marco dentro dos recentes avanços na literatura, sobretudo por
questionar o modelo de aptidão física relacionada à saúde. Conclui-se que há a necessidade de uma conexão entre teoria e cotidiano escolar.

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Publicado

17/08/2020

Como Citar

Formoso, F. G., Silva, A. C., & Silva, G. da M. (2020). Uma análise sobre a Educação Física escolar do século XX: a promoção da saúde em foco. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 2(1), 82–94. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5097