O poema e a construção do leitor-literário no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental I

Autores

  • Magda Dezotti Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola
  • Ana Vitória Faria Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6831

Palavras-chave:

Poemas, Literatura, Ensino, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho com a literatura no ensino básico, enfocando o uso de poemas. Para tanto, manifesta os resultados e discussões acerca de uma pesquisa que buscou analisar se existe o emprego de poemas em um livro didático direcionado ao 4º ano do Ensino Fundamental I, atualizado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em resposta positiva, busca-se verificar como o gênero é trabalhado, para quais fins é retratado e se este auxilia na percepção do sujeito sobre si e sobre o mundo do qual precisa participar de forma ativa. Buscou-se, ainda, compreender se o material incentiva a construção do leitor-literário em se tratando de poesia no ano correspondente. Constatou-se que apesar das mudanças que marcaram as últimas décadas sobre as concepções relacionadas ao papel e importância da literatura, os poemas apresentam um espaço tímido no material didático, com funções ocasionais, visto que não faz parte da obrigatoriedade de conteúdos trabalhados no 4º ano

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Magda Dezotti, & Faria Azevedo, A. V. (2022). O poema e a construção do leitor-literário no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental I. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 4(1), 10–40. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6831