A WEBQUEST ENQUANTO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Gilmara Ozorio da Silva Santos UFU
  • Diva Souza Silva universidade federal de uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7364

Palavras-chave:

Educomunicação; Pedagogia de projetos e Webquest.

Resumo

O presente artigo apresenta a (WQ) Webquest como proposta de aprendizagem colaborativa que pode contribuir para enriquecer a prática docente através da construção de projetos de trabalho educomunicativos, além de potencializar o processo pedagógico num grande ecossistema comunicativo. Tem como principal objetivo refletir sobre a WQ numa perspectiva educomunicativa e sua contribuição na atuação docente. Tal perspectiva desdobra-se em fundamentar a educomunicação como importante área do conhecimento e analisar as implicações contemporâneas do diálogo entre comunicação e educação; descrever a PP (Pedagogia de projetos) num contexto colaborativo para avaliar a importância da Educomunicação como proposta de trabalho implementada a partir da aprendizagem baseada em projetos e finalmente apresentar a WQ como proposta que potencializa a formação docente, estimulando o protagonismo e autonomia do aprendiz na construção do conhecimento de forma significativa, colaborativa e compartilhada. A fundamentação teórica tem seu aporte nos seguintes autores: SOARES (2011), CITELLI (2004), DEWEY (1979), HERNÁNDEZ (1998), Bender (2014), DODGE (1995); ABAR E BARBOSA (2008), dentre outros. Esta proposta deve valorizar a participação do educando e do educador, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos educomunicativos que perpassem os anseios da escola, dos pais e toda comunidade escolar. 

Biografia do Autor

Diva Souza Silva, universidade federal de uberlândia

Professora Doutora da Faculdade de Educação do Programa em Tecnologias, Educação e Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: diva@faced.ufu.br

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Ozorio da Silva Santos, G., & Souza Silva, D. (2023). A WEBQUEST ENQUANTO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(1), 60–74. https://doi.org/10.36704/sapiens.v5i1.7364